Zelando pela nova jornada de carreira

Como ser feliz em sua carreira? 

Que carreira seguir e que tipo de profissional você deseja se tornar são questões que todos nós um dia respondemos. E se ainda não respondemos, logo precisaremos tomar essa decisão. Mas, afinal, como fazer a melhor escolha e seguir o melhor caminho?

O problema geralmente está exatamente no momento da decisão. Afinal, sua escolha profissional foi feita conscientemente ou você foi levado a estar onde está? A maior parte dos profissionais, muitas vezes, ocupa o lugar em que estão por seguirem seus instintos: o da sobrevivência. Partindo deste principio, como saber se será feliz em sua carreira?

É importantíssimo entender que carreira é muito menos o lugar em que se está, mas tem muito mais a ver com sua trajetória profissional. E essa é a ideia que a diretora estratégica de RH da CPFL, Silvia Zwi, defendeu em palestra na IBE Conveniada FGV sobre o tema ‘Gestão de Carreira’. “O tipo de trajetória que traçamos em nossa carreira é exatamente o que nos identifica como um profissional realizado ou não”, diz a especialista. “Uma carreira boa é aquela feita de decisões conscientes”, completa.

 

Entenda os 5 aspectos determinantes na carreira

 

Características pessoais

Aqui não tratamos de estereotipias. Se sou tímido, não posso ser jornalista. Este é o exemplo usado por Silvia Zwi. “Ao considerarmos nossas características pessoais, a reflexão que devemos fazer é como eu uso o que sou a favor da carreira que escolhi ou que quero seguir?”. Para que a escolha seja bem feita, devemos passar pelo processo de reconhecimento pessoal.  “Muitas vezes, quando me reconheço em minhas heranças, entendo melhor minhas decisões e reações diante das situações”.

                Como faço?

Identifique seus objetivos e aspirações, reconheça sua herança, pontue suas paixões, identifique suas dificuldades, analise sua família, infância e passatempos.

 

Momentos de vida

“Alguém que tem um filho, toma suas decisões priorizando a família. Morte em família pode impulsionar outras perspectivas de vida, assim como separações, doenças, etc. O método pessoal de tomada de decisão é que lhe legitima e lhe permite reorientar percurso profissional”.

Dica

Muitas vezes, as pessoas que precisam abrir mão de uma ou outra escolha profissional em prol da família, por exemplo, acha que perdeu uma oportunidade e trata a escolha como demérito. Mas não é necessariamente verdade. Na realidade, essas escolhas podem oferecer oportunidades de qualificação e te tornar mais consistente da sua realidade.

 

Contexto externo

Analisar e estar antenado, perceber movimentos, saber interpretar e usar movimentos a seu favor, fazendo interpretações dos sinais dados pelo ambiente em que vive e das pessoas que o compõem por meio de um raciocínio lógico adquirido, faz parte do processo de entender seu contexto externo. “Analise sua própria área e entenda no que pode ajudar. Isso fará com que sua carreira se diferencie de uma ‘casca de noz’ e seja um ‘barco’”.

Como faço?

Discipline-se a parar, observar e conectar fatos dados do ambiente ao seu redor e das pessoas.

 

Motivadores de carreira

É tudo aquilo que te move para a ação e orienta nas decisões. Geralmente, os motivadores de carreira mudam conforme contexto. “Caso eu tenha filhos, o motivador pode ser dinheiro. Em outro momento, pode ser a estabilidade”.

O que pode ser um motivador de carreira?

Dinheiro, segurança, aprendizado, aprovação social, auto realização, etc.

 

Âncoras de carreira

Aqui, tratamos os motivos e valores dos quais não estamos dispostos a abrir mão. “Você pode abrir mão de um valor ou princípio temporariamente, mas volta às raízes. Se identificarmos aquilo que nos rege, podemos nortear as escolhas e evitar insatisfações”.

O próximo passo é fazer seu Plano de Carreira!

 

Quer aprender a fazer um Plano de Carreira? Clique aqui!

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645