Professor Dá Entrevista Para Yahoo Finanças

O portal Yahoo Finanças entrevistou nosso professor Cleber Zanetti sobre buyback para reportagem sobre mercado de capitais. Veja um trecho da pauta.

“Conhecida nos EUA como buyback, a prática consiste em uma empresa comprar suas próprias ações destinadas à negociação no mercado. Cleber Zanetti, professor de economia da IBE Conveniada FGV, explica que um dos objetivos é distribuir rentabilidade aos acionistas, impedir que um determinado player se torne o controlador da companhia e valorizar os papéis que continuam em negociação.

A prática tem sido alvo de críticas por supostamente enriquecerem os acionistas e os principais executivos, e não os funcionários das empresas. “Além disso, há críticas de que ao adotar o programa a própria empresa reconhece que o preço da ação não é justo e que a baixa pode não ser passageira”, explica Zanetti.”

Confira a matéria completa no portal Yahoo Finanças, com repercussões de Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, e Charles Munger, vice-presidente da empresa, que emitiram fortes palavras de apoio à recompra de ações durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway de 2021, neste sábado (1º de maio). Especialmente depois que a Berkshire reportou a recompra de mais US$ 6,6 bilhões em ações nos primeiros três meses de 2021. Buffet já tinha se pronunciado na reunião do ano passado que criticar a recompra de ações se tornou politicamente correto, mas reforçou que não deve haver o menor descrédito em fazê-lo.

 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0