O sucesso na carreira pode ser definido pela quantidade de relacionamentos que mantemos ao longo do nosso ciclo profissional.

Diariamente, lidamos com todos os tipos de pessoas no trabalho, em todos os níveis de contato, seja pessoalmente, por telefone ou email. E quando algo dá errado, é o momento que essas relações tornam-se mais estreitas, pois é preciso achar uma solução para consertar o dano e diminuir as suas consequências, e pior do que isso, reconhecer o erro.

Para a coaching de RH Luiza Brandão, da SB Coaching, comumente as relações de trabalho são afetadas porque as pessoas não têm o costume de desculparem-se umas com as outras, seja por conta de orgulho ferido ou por acharem que não há necessidade para tanto. “Ainda existem aqueles profissionais que nunca acreditam que fizeram algo errado e não aceita as críticas sobre o seu trabalho, o que torna o problema maior do que o próprio erro”, ressalta.

Luiza explica que voltar ao caminho certo mais rápido pode fazer um profissional ser notado e respeitado dentro da sua equipe, principalmente porque reconhecer um erro e pedir desculpas não é nada fácil.

Quando pedir desculpas?

A coaching Luiza oferece conselhos sobre como perceber que é hora de se desculpar, em seis situações comuns no local de trabalho:

O erro traz problemas para seus colegas

Este é um caso claro em que um pedido de desculpas é indispensável. Diga o porquê de ter ocorrido o erro com clareza, seguido por uma oferta de como resolvê-lo. Se a situação for complexa, use o seu pedido de desculpas para mostrar que você compreende o efeito de suas ações e se responsabiliza pelo constrangimento gerado ao colega.

Alguém na empresa cometeu um erro, e você está lidando com um cliente insatisfeito

Não é preciso assumir a culpa pelo incômodo causado ao cliente, mas tenha em mente que alguém precisa resolver esse problema. Peça desculpas em nome da empresa, e jamais reclame de outro colega de trabalho na frente do cliente.

Você não tem certeza se deve pedir desculpas

Talvez um comentário seu durante uma reunião, por exemplo, possa ter incomodado um colega e isso vai gerar um mal estar na equipe, porém você percebeu. Antes de pedir desculpas, tente descobrir o que está acontecendo. Comece dizendo: “Eu senti alguma tensão nessa reunião. Está tudo bem?” Se ele disser que sim, então você não precisa se ​​desculpar.

Sua equipe perdeu um prazo por sua causa

Isto é complicado, já que você quer aceitar a responsabilidade que merece, mas não mais do que isso. Evite apontar o dedo para quem acredita ter colaborado ou não para sua falha. Jamais tente dizer que “não foi bem assim”. Mostre as coisas positivas que produziu até então, e reitere que isso não vai mais acontecer.

Você se desculpa com frequência

O excesso de desculpas é sinal de desatenção e fraqueza, certifique-se de que você não está se desculpando demais e cometendo muitos (ou os mesmos) erros. Pedir desculpas é importante, mas as pessoas não querem trabalhar com quem prejudica o trabalho de todos, o tempo todo.

Fonte: Você sabe se desculpar? | Portal Carreira & Sucesso

REMOVER TODOS
COMPARE
0