Lidar com o chefe é um tema pra lá de recorrente. Seja em bate papo descontraído no barzinho, na fila da ponte aérea, nas palestras, não tem jeito; tem sempre alguém querendo dica. E muita gente só sabe reclamar do chefe, mas não se esforça para ter uma relação de parceria com ele. Aí não tem jeito, vai continuar frustrado, achando que nunca é valorizado pelo superior. Quer uma dica? Se aproxime dele, mostre que além de ser proativo e esforçado, o chefe pode contar com você para o que der e vier.

Mostrar iniciativa, vontade de crescer, disposição para fazer o que aparece pela frente e se antecipar a situações imprevisíveis são atitudes aplaudidas pelos chefes. Mas nada de ser puxa-saco ou “fura olho” dos colegas. Você não pode atropelar as pessoas só porque quer mostrar serviço. Do mesmo jeito que não dá para passar por cima do chefe para aparecer na empresa. Há regras que precisam ser respeitadas. Tenha cuidado.

Conquistar significa plantar todos dias com ações e atitudes que mostrem seu empenho. Além disso, seja agradável, traga o chefe para perto. Nada de enxergá-lo como um carrasco. Seja parceiro e busque soluções. Garanto que ele ficará feliz em saber que tem na equipe alguém não apenas capaz, mas com vontade de fazer. Você sabia que muitos líderes preferem contratar gente sem muita experiência e que, no entanto, está sempre disposto a ajudar e aprender algo novo?

De nada adianta ter um ótimo currículo se há má vontade de aceitar determinadas tarefas do dia a dia. Nem sempre se faz só aquilo que gosta. É importante estar aberto a atividades menos nobres ou operacionais. O que é importa é ser flexível e ter uma postura de quem topa desafios o tempo todo. Aprenda a ser mais próximo do chefe e você verá que será mais valorizado por ele — e quem sabe a promoção chegue mais rápido!