Vuca World

Se você ainda não ouviu falar de VUCA World, prepare-se. O mundo está mudando rápido demais e seu vocabulário também, e você não pode ficar para trás.

A expressão surgiu no vocabulário da escola militar americana da Pensylvania (United States Army War College) na década de 1990. Na época, serviu para explicar o contexto geopolítico incerto pós-Guerra Fria. Depois, entrou no mundo corporativo no auge da crise econômica de 2008. Mas, VUCA World continua mais atual do que nunca.

As palavras segurança e estabilidade perderam lugar. Em vista disso, é indispensável que organizações e profissionais se adaptem a esse cenário. Essa é a realidade do VUCA World.

Por que o mundo está assim?

Você se lembra como era o mundo antes do Uber, iFood, Netflix, Whatsapp, Facebook, Amazon e Google, por exemplo? Como as coisas eram naquela época? Não é que agora todo mundo esteja fora de controle. O que acontece é que a velocidade das mudanças torna a procura das empresas por estabilidade e segurança um desafio maior.

Fenômenos políticos e aquecimento global fazem parte desse contexto, mas talvez o principal motivo de incerteza seja mesmo por conta da tecnologia. Toda a história da humanidade é marcada por avanços tecnológicos, mas agora eles acontecem em um espaço muito curto de tempo, principalmente após a popularização da internet.

Novidades como inteligência artificial, machine learning, computação em nuvem, big data e outras tecnologias devem transformar ainda mais nossas rotinas nos próximos anos.

Afinal, startups do mundo todo se concentram em desenvolver soluções disruptivas, daquelas que, quando surgem, nos fazem perguntar “como eu nunca pensei nisso antes?”. Pois bem, amanhã pode surgir um produto ou serviço novo que nos provocará exatamente essa reação.

Por isso a conectividade, inovações tecnológicas, novos hábitos dos consumidores, uma nova geração ingressando no mercado de trabalho e falta de previsibilidade são fatores que marcam essa era e exigem de líderes e empresas uma nova postura para conseguir sobreviver.

Quer saber porque os gestores e administradores precisam ficar atentos para o cenário de maior imprevisibilidade que vivemos hoje? É que a capacidade de se adaptar às mudanças é tão importante quanto o planejamento de cenários a longo prazo.

Por isso é preciso entender melhor o que é VUCA World e como você deve se preparar para esse universo e as incertezas deste mundo novo. Continue lendo nosso post!

O que é VUCA world?

Apesar de inicialmente o conceito ter sido utilizado no contexto militar, a expressão veio ganhando notoriedade pela sua abrangência e sua correlação com o mercado. Isso também se deveu ao atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em setembro de 2001 e, por fim, à grande crise de 2008.

VUCA é o acrônimo dos termos em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, em português Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. As palavras servem para descrever e caracterizar essa nova era, marcada por rápidas transformações em vários aspectos da sociedade, especialmente o ambiente de negócios.

Veja:

  • volátil — o dinamismo do mercado e situações inesperadas do cotidiano fazem parte do mundo corporativo, tornando difícil prever cenários e se preparar para o futuro;
  • incerto — falta de previsibilidade e velocidade das mudanças, como o surgimento de novas tecnologias, prejudicam a tomada de decisões e a busca de soluções para os problemas;
  • complexo — a interconexão de sistemas e volume de dados torna o ambiente organizacional complexo;
  • ambíguo — a falta de clareza e os múltiplos caminhos para interpretar esse universo dificultam a gestão.

Mas então como se preparar para o VUCA world? Quais competências são esperadas do profissional nesse contexto? Veja na sequência.

  • Resiliência
  • Flexibilidade
  • Multidisciplinaridade
  • Coragem
  • Pensamento crítico
  • Inteligência emocional

Como as empresas podem sobreviver nesse cenário de incertezas?

As empresas também precisam se adaptar para sobreviver no VUCA world. Afinal, essa era de mudanças de paradigmas pode trazer diversas consequências para a economia — como desaparecimento de produtos e serviços com a revolução digital, diminuição de postos de trabalho e até o surgimento de novas profissões.

Clareza e amplitude

É fundamental que os líderes tenham um propósito claro sobre aonde querem chegar, mostrando quais os resultados esperados para motivar e engajar equipes. Uma gestão direta e transparente deve nortear os trabalhos.

Além disso, é uma era que exige das organizações um olhar sistêmico, ou seja, que entenda o todo e como se dá a interconexão entre as partes. Dessa forma, será possível compreender o funcionamento dos sistemas complexos e buscar as melhores soluções.

Agilidade

Dinamismo e volatilidade são as marcas do VUCA world. Assim sendo, é essencial que as empresas busquem agilidade em seus processos. É o momento de se adaptar a novos cenários, inovar, saber tomar decisões e identificar oportunidades.

Além disso, as experimentações precisam fazer parte das operações, e as empresas não podem ter medo de errar ao lançar um produto ou serviço. É importante ainda fazer uma avaliação constante dos projetos, identificando o que pode ser aprimorado e o que precisa ser modificado.

Estratégia de inovação

É preciso enfrentar a competitividade estudando todas as possibilidades e risco dos negócios para, dessa forma, traçar estratégias inovadoras. Como fazer isso? Com investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos, análise de mercado e de novos hábitos do consumidor e, até mesmo, com a identificação de talentos para formar uma equipe de alta performance.

Aprendizado

As empresas devem desenvolver suas equipes de modo que elas estejam preparadas para lidar com esses novos desafios. Também é importante que elas estejam abertas para aprender com os próprios clientes, parceiros, mercados e ainda com centros de pesquisa de universidades.

O VUCA world torna difícil para os líderes anteciparem os cenários com exatidão, porém, com tantas transformações, pode ser uma excelente chance para descobrir novas possibilidades de negócio. Nesse contexto, é indispensável que profissionais e empresas estejam preparados para saber agir com estratégia a fim de não perder as oportunidades que vão surgir.

Gostou do nosso artigo? Está pronto para enfrentar esse novo cenário? Aproveite que está por aqui e conheça 6 habilidades que você precisa desenvolver para se preparar para o futuro!

 

REMOVER TODOS
COMPARE
0