Videoconferência

Com a permanência da quarentena, a videoconferência começa a ganhar ainda mais espaço. São aulas, entrevistas, reuniões, negociações, encontros familiares, e até festas, tudo feito online.

Protegidos pelo distanciamento, muitos profissionais acabam cometendo diversas gafes porque se descuidaram da postura, esqueceram o microfone ligado ou, simplesmente, não deram a devida atenção ao evento.

O que ocorre é a videoconferência deve ser encarada como uma reunião de trabalho presencial, onde tudo conta. A forma como você se veste, como se posiciona, ou como interage.

Já ouvimos diversos relatos de situações bastante embaraçosas nos ambientes de plataformas como Zoom, Skype, Microsoft, Google Meet e outras.

Segundo a Exame, inevitavelmente, com nossa casa e nosso escritório se fundindo em um, as fronteiras entre nossa vida pessoal e profissional estão começando a se enfraquecer.

“Até agora, você pode ter tido algumas chamadas de vídeo com colegas que participaram de reuniões em lugares estranhos, como o banheiro ou o armário, para fugir dos filhos. E há os colegas que se rendem inteiramente e deixam as crianças e os animais de estimação fazer parte da reunião. É fofo e comovente. Mas também pode prolongar uma reunião ou tirá-la completamente dos trilhos”, declara a publicação.

Lembre-se de pensar em uma vídeo-chamada como se fosse presencial. Embora não precise dirigir ou caminhar até o encontro, ou não esteja na sala de reuniões da sua empresa, ainda é necessário ser profissional em sua participação. Se não costuma fazer algo em uma reunião presencial, não faça em uma virtual.

Abaixo, separamos algumas recomendações. Acompanhe:

 

Faça testes

Teste a plataforma, o microfone, a câmera e a internet. Tudo pode ter funcionado normalmente até agora, mas sempre, sempre as coisas podem mudar. Não corra o risco de passar vergonha justamente na hora que você estava pronto para apresentar o projeto, finalizar uma venda ou responder a algum questionamento.

A reunião está sendo feita a distância, mas nem por isso não é importante.

 

Estabeleça horário e pauta

Com o aumento dos compromissos online e os desafios da gestão a distância, toda videoconferência precisa ter limites. Horários pré-definidos e pauta ajudam a organizar a divisão do tempo investido no evento e facilitam a conciliação da agenda de todos os convidados.

Com as mudanças provocadas pela pandemia, planejamento é essencial até para as reuniões online.

 

Deixe o microfone sempre no mudo

Usar o seu microfone no modo mudo sempre que não estiver falando é importante para não permitir interferência para quem estiver falando. Ruídos de fundo também podem atrapalhar o foco e a concentração tanto de quem fala quanto de quem ouve.

 

Elimine as distrações

Sabemos que com todos em casa, dificilmente você estará sozinho no ambiente, mas, caso seja uma ocasião especial, procure um lugar mais isolado e feche a porta.

Entenda o grau da situação e se programe da melhor maneira possível. Atualmente, as famílias já conseguiram estabelecer uma rotina para que todos consigam desempenhar suas tarefas juntamente. Em alguns casos, o isolamento social já está chegando ao 50º dia.

 

Vista-se adequadamente

Com certeza, você também já deve ter ouvido falar sobre profissionais que estavam totalmente em desconformidade com a reunião. É um compromisso profissional? Então, arrume-se como você estava acostumado a ir trabalhar. Pode parecer engraçado, mas, é preciso lembrar de pentear os cabelos também.

Siga as regras da sua empresa. Seja mais informal se as regras da sua organização permitem, mas esteja em acordo com o que as pessoas esperam de você.

 

Preste atenção no vídeo

Veja se os seus comportamentos não-verbais estão mostrando sintonia com o que está acontecendo, se a opção de vídeo estiver ativa em uma ligação profissional ou em uma aula. Recebemos diversos feedbacks sobre pessoas que aparecem em reuniões de vídeo e simultaneamente fazem coisas inapropriadas como comer, conversar com outras pessoas, mandar mensagens na aba lateral, levantar-se sem explicação ou usar o celular. Mantenha o foco durante toda a reunião.

Você seria multitarefa se estivesse em uma reunião cara a cara? Acreditamos que não. Então, trate a vídeo-chamada como um encontro presencial. Evite se deslocar no meio da ligação. Lembre-se de que seu vídeo está ativado (a menos que o desative); portanto, assista ao que está fazendo e certifique-se de que é o que deseja que os outros vejam.

 

Aguarde uma pausa para falar.

Interromper a fala do outro pode tumultuar a reunião com várias pessoas. Neste ambiente, é preciso entender que ficará mais difícil acompanhar o raciocínio de todos e entender as decisões, caso todos comecem a falar de uma vez.

Por fim, não grave sem autorização e termine a reunião pontualmente.

 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo que separamos hoje.

Quer saber mais sobre as transformações que o mercado vem sofrendo com a pandemia?

Acesse nosso blog.

 

IBE Conveniada FGV

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0