Veja 8 Motivos Para Nao Postergar O Inicio Do Seu Mba.jpeg

A rotina é corrida e, muitas vezes, fica difícil se organizar para fazer uma pós-graduação. No entanto, o mercado de trabalho é concorrido, por isso há o risco de perder espaço se ficar estagnado. Dessa maneira, você pode prejudicar a sua carreira ao postergar o início do seu MBA.

Esse curso de qualificação alia teoria e prática para formar profissionais com as habilidades necessárias para o gerenciamento eficiente de negócios.

Se você quer alavancar sua carreira, alcançar posições mais altas, empreender ou até mesmo se especializar em uma nova área, comece a se programar para fazer essa pós-graduação. Acompanhe este post e veja 8 benefícios que o MBA pode proporcionar para o seu sucesso profissional!

1. Desenvolvimento pessoal

Começar uma pós-graduação, como o MBA, vai ampliar a visão do profissional com aulas que exploram temas variados da dinâmica empresarial.

Estar aberto para o aprendizado vai tirar você da zona de conforto, sugerindo novas perspectivas de reflexão para o mundo de negócios com estratégias eficazes de gestão. É a possibilidade de fazer você “pensar fora da caixa”, ou seja, usar a criatividade e apresentar ideias inovadoras frente aos desafios da rotina profissional.

Além disso, as aulas e discussões com colegas e professores, bem como a apresentação de trabalhos, vão desenvolver a sua capacidade de comunicação — o que vai melhorar suas relações interpessoais no trabalho.

2. Oportunidade de atualização

Ao postergar o início do seu MBA, você perde a oportunidade de se manter atualizado em sua área de atuação. Isso porque uma das características dessa pós-graduação é apresentar um conteúdo programático com as tendências do tema no qual você escolheu se aprofundar.

Reciclar os conhecimentos e competências é uma preocupação de profissionais que querem se manter competitivos no mercado de trabalho. Isso porque as empresas dão preferência para candidatos que tenham um pensamento estratégico que acompanhe as constantes mudanças do mundo dos negócios.

3. Investimento na carreira

A educação continuada com cursos de qualificação e atualização como o MBA deve fazer parte de sua trajetória profissional. São formações de qualidade, que vão valorizar a sua carreira, ampliando, assim, as oportunidades em seleções para os cargos mais concorridos.

Um currículo com títulos de pós-graduação vai impressionar os recrutadores, tornando-se um diferencial competitivo importante na acirrada disputa por boas vagas de emprego.

Recolocação profissional

Fazer um MBA é um investimento também para quem busca novas possibilidades de atuação, pois você vai adquirir conhecimentos e habilidades práticas de uma nova área. Para quem está descontente com o trabalho e/ou com a função que desempenha, pode ser a chance de recolocação profissional em um segmento que está em alta no mercado.

As aulas são bastante direcionadas e proporcionam, ainda, que você se torne um consultor do segmento que estudou.

4. Chance de ser promovido

Ao postergar o início do seu MBA, você pode adiar as possibilidades de crescer na carreira e ser promovido. O profissional que busca incrementar sua formação com cursos de qualidade — ainda mais os direcionados para a área de gestão — demonstra comprometimento com a empresa, já que busca agregar conhecimentos e competências para sua função.

Por isso, é bem-visto pelos seus superiores e pode ser o primeiro a ser lembrado caso surja uma vaga para uma posição mais elevada.

5. Qualificação para cargos de liderança e gestão

O diferencial do curso de MBA é direcionar sua matriz curricular justamente para os conhecimentos teóricos e práticos da gestão empresarial e liderança — com um conteúdo voltado para finanças, administração, recursos humanos, marketing e contabilidade.

Dessa maneira, se você considera que esse é o momento de assumir uma posição com mais responsabilidades — realizando, por exemplo, o gerenciamento de setores —, deve apostar na pós-graduação. É, portanto, a formação ideal se você busca competências para assumir um cargo gerencial.

6. Aumento de salário

Fazer essa qualificação vai impactar diretamente em seus rendimentos. Pesquisas apontam um crescimento considerável do salário para o profissional pós-graduado com um MBA. O levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), por exemplo, aponta que cada ano de estudo completo representa um aumento de 15% no salário.

Já os dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial da Catho Educação mostram que fazer uma especialização ou MBA pode incrementar em 47,5% a remuneração de profissionais graduados. Para coordenadores ou supervisores, o aumento é de 53,7% no salário.

É claro que não basta apenas ter o certificado desses cursos para, automaticamente, conseguir um aumento na renda. Contudo, profissionais que se dedicam às aulas e buscam melhorar os resultados da empresa ao colocar em prática o que aprenderam têm boas chances de conseguir esse reconhecimento.

7. Realização de networking

O convívio mais próximo com os colegas e professores do MBA vai permitir que você amplie a sua rede de contatos profissionais. Você poderá conversar com executivos, gerentes, administradores e outras pessoas de diferentes segmentos do mercado — uma oportunidade para sua carreira e futuras parcerias profissionais.

É importante se socializar, discutir os temas propostos em aula, trocar experiências e interessar-se pelos projetos de outros colegas.

Desse modo, ao postergar o início do seu MBA, você perde a chance de conhecer as pessoas certas para o sucesso da sua trajetória profissional.

8. Conhecimentos para empreender

Por fim, se você pensa em abrir o próprio negócio — lançando um novo produto ou serviço no mercado —, pode aproveitar ao máximo os conhecimentos do MBA para empreender de forma estratégica e com segurança.

Isso porque você terá aulas voltadas para a dinâmica empresarial, como contabilidade e gerenciamento de recursos humanos, o que pode fazer a diferença na gestão do seu negócio.

Não deixe o tempo passar quando o assunto é sua carreira. Postergar o início do seu MBA, por exemplo, pode fazer você perder boas oportunidades no mercado — seja para alcançar uma posição de destaque em sua empresa, buscar um novo emprego e até mesmo empreender.

Ficou interessado em fazer essa pós-graduação? Entre em contato com a IBE Conveniada FGV, referência na formação de executivos, e descubra todas as opções para cursar o MBA!

 

REMOVER TODOS
COMPARE
0