Habilidades Atletas

Veja 6 habilidades de atletas olímpicos que ajudam a conseguir emprego

Flexibilidade e resiliência são muito valorizadas no mercado de trabalho. Levantamento de peso e tiro ao alvo pode trazer lições para os profissionais.

Algumas habilidades presentes em atletas de modalidades olímpicas podem ajudar os candidatos na hora de procurar emprego. Ser rápido e resistente como Usain Bolt, flexível como Arthur Zanetti e ter sabedoria para velejar em “ventos” desfavoráveis como Robert Scheidt são características que podem contar muitos pontos durante um processo seletivo.

“Os atletas terão de mostrar alto desempenho para ganhar medalhas e marcar seus nomes na história da Olímpiada. No ambiente corporativo não é diferente. Os profissionais precisam mostrar que têm ‘algo a mais’ para conseguir uma oportunidade”, avalia Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.

Veja as modalidades abaixo:

1) Atletismo 
Com mercado de trabalho em baixa e com poucas vagas abertas, o profissional que busca uma oportunidade precisa ser rápido e resistente para encontrar um emprego. Essas características são vistas no velocista jamaicano Usain Bolt.

“Enfrentar os percalços do caminho e ter intensidade para encarar e solucionar as adversidades podem ser a chave do sucesso para quem busca uma recolocação”, ensina Haag.

2) Ginástica
A palavra que define bem os atletas da ginástica olímpica, como Arthur Zanetti, é a flexibilidade, pois a perfeição dos movimentos vai indicar os medalhistas. Essa característica passou a ser muito valorizada dentro das empresas com a crise econômica

“Flexibilidade no mercado de trabalho também é um fator valorizado pelas empresas. Os profissionais que aceitam funções e desafios que vão além de suas áreas de formação podem se dar bem”, conta Haag.

3) Tiro ao alvo
Um erro comum das pessoas que buscam uma vaga é se candidatar em qualquer oportunidade e não ter objetivo na carreira.

“Tenha um objetivo (alvo), mire e seja preciso em suas ações. O profissional deve se inscrever em processos que estejam alinhados ao seu perfil profissional. Isso pode fazer a diferença a seu favor”, sugere Haag.

4) Vela
O vento é sempre um aliado dos atletas dessa modalidade, como o velejador Robert Scheidt. Por isso, o profissional precisa se preparar e investir em qualificação como em cursos de curta duração, pós-graduação e segundo idioma, para estar pronto para mostrar seu valor quando os “ventos” soprarem a seu favor.

“Quando os ventos do mercado de trabalho melhorarem, eles podem conseguir o impulso necessário para o tão desejado emprego”, diz.

5) Boxe
A disciplina, o treino forte e a persistência sempre foram aliados dos boxeadores. No mercado de trabalho também não é diferente.

Resiliência é uma competência extremamente valorizada no mercado, ainda mais, em tempos de recessão econômica. “O profissional precisa apreender com os erros para conseguir nocautear os adversários e vencer a luta pelo emprego”, diz Haag.

6) Levantamento de peso
O levantamento de peso é um esporte que requer muita força e dedicação, requisitos que fazem de Fernando Reis um dos destaques brasileiros na modalidade.

No mercado de trabalho, ocasionalmente é preciso absorver o impacto e ter força para alavancar e superar os desafios da busca por uma posição.

Fonte: G1

REMOVER TODOS
COMPARE
0