Valores? Que Valores? – Eline Rasera – Panorama de Negócios

VALORES? QUE VALORES?
Eline Rasera
As últimas notícias veiculadas nos meios de comunicação que revelam a quebra de valores éticos e morais em alguns setores da vida pública estão deixando a sociedade, no mínimo, indignada. Parece que uma neblina se instalou no ar, fazendo com que um sentimento de confusão interna, de identidade e de referência social, venha crescendo cada dia mais.
Onde estão os valores da nossa sociedade? Falo daqueles valores que vêm sendo transmitidos de geração em geração, tais como, ética, respeito ao próximo, o valor da palavra, a honra e o compromisso com as escolhas  e suas conseqüências e tantos outros que dão sustentação ao nosso convívio social.
Sim, somos seres sociais. Nosso cérebro foi desenhado e tem se desenvolvido cada vez mais ao longo do tempo para vivermos em grupos. Desde o bebê que necessita dos cuidados para sobreviver até a vida adulta, dependemos uns dos outros, física e emocionalmente. Um bom exemplo disso vem do filme “O Náufrago”, quando o personagem do ator Tom Hanks, uma vez passando a viver sozinho em uma ilha deserta, cria um “amigo” – Wilson – a partir de uma bola , passa a conversar e, dessa maneira, mantém um dialogo que permite certa estabilidade emocional em um momento de completa solidão.
E para vivermos em sociedade, necessitamos de uma estrutura que permita a convivência, de preferência, cada vez mais saudável e harmoniosa, são as normas, a ética, os valores.
E nas organizações, como isso se reflete?
Nas empresas, como em qualquer outro grupo de pessoas (e a empresa também é um grupo social), valores são identificados e observados com a mesma intensidade que na vida em sociedade. Uma das maneiras de se identificar os valores de uma pessoa é através do comprometimento. Comprometimento quer dizer compromisso, estar comprometido com algo, consigo mesmo, com a palavra dada, com as consequências e os resultados, com os pares, a equipe e com os stakekholders. Compromisso com a ética.
Nas corporações ocorrem mudanças, tais como a estrutura hierárquica e sua acessibilidade, a forma como as pessoas se relacionam, o tempo de permanência nas empresas e outros comportamentos, mas alguns valores ainda são perenes.
Com toda certeza, esses valores, além de serem os pilares da nossa sociedade, também definem competência e credibilidade, ou seja, em qualquer circunstancia, ser comprometido faz parte das características de um profissional de alta performance.
E uma frase que pode ilustrar o tema vem do filme utilizado em treinamentos,  da historia de “O Gladiador”: “ É uma sensação extremamente agradável chegar ao fim de uma etapa com a consciência do dever cumprido e obter a consagração, o respeito de todos, o reconhecimento dos colegas e a admiração das pessoas que amamos.”
Embora o cenário nos apresente condições adversas, ainda vale a pena manter os valores que sustentam a vida e sua qualidade. Sustentabilidade. Assim seremos capazes de gerar mudanças positivas e definir um futuro melhor.

 

Eline Rasera, psicóloga, coach e professora do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE Conveniada FGV.
Fonte: Panorama de Negócios

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645