A criação de um vínculo de confiança com a equipe de trabalho é fundamental, e encontrar o caminho para a boa liderança é o principal desafio dos profissionais que se aventuram nos postos mais altos das organizações.
Ter um bom relacionamento com os funcionários, saber ouvir e dar voz a eles, além de ajudá-los a alcançar os objetivos dentro da empresa são os passos principais para conquistar a aprovação de todos, na teoria; mas há o outro lado, o da cobrança por resultados e preparação para receber críticas e gerenciar problemas. Como é possível, então, obter um bom relacionamento com as pessoas que trabalham com você e, ao mesmo tempo, entregar resultados à empresa?
“Um profissional se torna um bom chefe quando constrói vínculo de confiança com a equipe, essa é a chave principal, e isso é resultado de um comportamento consistente”, explica João Baptista Brandão, professor da FGV. A construção desse bom relacionamento gera credibilidade, e algumas práticas podem ajudar o líder nessa tarefa. Uma delas é o feedback constante e em tempo real, que mostra preocupação com o desempenho de cada funcionário.
Saber cobrar resultados também é importante, por isso, a figura do chefe bonzinho demais não é o perfil ideal. Baptista explica que, quando um funcionário destoa claramente do resto da equipe e não mostra o desempenho esperado, é necessário dar esse retorno negativo e estipular um prazo para que ele se adapte. “Se o chefe for muito tolerante, cria um ambiente ruim”, afirma.
Fonte: FGV