Sitenoticia

Um bom negócio pra o Planeta

Instituto da FGV incentiva os futuros executivos a criar projetos voltados à sustentabilidade

10/04/2014 – 10h08 | Vanessa Tanaka
meioambiente@rac.com.br

Foto: Divulgação

Os ex-alunos Rafael Sá, Cristina Lima e Cristenio Silva, que tiveram trabalho divulgado no livro Top Projects

Gestão, inovação e desenvolvimento sustentável foram discutidos no Fórum Diálogos IBE Conveniada FGV
A educação é e sempre será importante no desenvolvimento de um País e na formação de cada indivíduo. É pela educação que se aprende a se preparar para vida e tornar o mundo cada vez melhor. Preocupado com essa responsabilidade, o Institute Business Education – Fundação Getúlio Vargas (IBE Conveniada FGV) possui ações voltadas ao meio ambiente e que englobam tanto profissionais formados quanto alunos do ensino público. Com uma atmosfera tomada pela ideia do empreendedorismo socioambiental, a instituição incentiva os futuros executivos a criar projetos voltados à sustentabilidade.
Tudo começa com os alunos bolsistas, que no ato da matrícula se comprometem a realizar um projeto de conclusão de curso voltado ao meio ambiente e à melhora da qualidade de vida da comunidade. Segundo Heliomar Quaresma, presidente do IBE Conveniada FGV, a crença e valores internos são embasados no conceito de sustentabilidade, que significa pensar a organização sob os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais de forma integrada e com a mesma importância.
“Por isso, o meio ambiente está presente em nossas estratégias de negócios, ao inserirmos nossa preocupação com a pegada ecológica em nossas atividades, ações e projetos, bem como na inserção de disciplinas voltadas à ética e sustentabilidade em nossos cursos e MBAs”, pontua o presidente.
Essa preocupação faz a diferença em cursos que formam presidentes, diretores e líderes que estarão à frente de diversas organizações. O papel desses profissionais passa a ser fundamental para que as companhias se engajem na construção de um ambiente melhor, ainda mais diante de momentos de instabilidade e mudanças de paradigmas.
Tais questões são essenciais para que os empreendedores tenham a percepção de que bons negócios caminham junto de condições sociais e ambientais favoráveis e que a sustentabilidade, antes vista como tendência, deve nortear os empreendimentos para os próximos anos e, como afirmou Quaresma, isso deve começar na formação do executivo.
A experiência com os bolsistas foi tão positiva que a instituição lançou paralelamente uma nova modalidade de bolsas para 2014, o Intersector. Nesse programa, são oferecidas oito bolsas de 100% para cursos de MBA e duas de 100% para pós-graduação em administração de empresas, todas seguindo o mesmo procedimento de comprometimento com a produção de projetos sustentáveis.
A soma dos melhores trabalhos apresentados está reunida no Top Projects, livro lançado no ano passado e que conta com alunos dos campi de Campinas, Americana, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Vinhedo e Rio Claro.
Em Campinas, a equipe formada pelos até então alunos de pós-graduação em administração Cristina Helena da Fonseca Lima, Luana Bulgarelli Ferreira, Cristenio Cristiano da Silva e Rafael Garcia de Sá desenvolveu um projeto sobre o tema Inovação Tecnológica Sustentável. O intuito foi de levantar alternativas no setor tecnológico para o descarte dos aparelhos ultrapassados de computadores e laptop que são substituídos a cada lançamento de novos modelos.
Para Cristina, além dos recursos naturais serem finitos, a produção de sucata eletrônica se multiplica a cada dia e ninguém sabe ao certo o que fazer com ela.
“Nosso trabalho consistiu em montar uma empresa que recolhe toda sucata eletrônica, recicla todas as partes que o Brasil tem tecnologia para reciclar, descarta de forma adequada o que precisa ser descartado e exporta as partes que não conseguimos reciclar para países que o façam”, detalha a ex-aluna. Sem perder de vista que um dos objetivos de uma empresa é ser sustentável do ponto de vista econômico, a equipe conseguiu estruturar uma empresa que apresentava lucro e era socialmente e ambientalmente responsável.
Foto: Divulgação

Os ex-alunos Rafael Sá, Cristina Lima e Cristenio Silva, que tiveram trabalho divulgado no livro Top Projects

Os ex-alunos Rafael Sá, Cristina Lima e Cristenio Silva, que tiveram trabalho divulgado no livro Top Projects
Voluntários pela natureza e também pela comunidade

A palavra meio ambiente é levada tão a sério internamente que, de forma voluntária, os colaboradores do instituto, no campus de Campinas, criaram o Comitê de Sustentabilidade IBE Conveniada FGV. O grupo se reúne para promover ações e melhoria tanto dentro da instituição como na comunidade ao redor.

Para isso, eles desenvolvem ações como palestras abertas ao público em todos os campi, recolhimento e encaminhamento de baterias e materiais eletrônicos nas unidades de Campinas e Jundiaí, além de ações com a comunidade, entre elas sessões gratuitas de cinema para crianças carentes, encontros e eventos gratuitos.
Segundo o presidente do IBE, Heliomar Quaresma, a primeira grande mudança aconteceu dentro da própria instituição. “Quando iniciamos o trabalho de divulgação da importância da sustentabilidade, os colaboradores se motivaram a trabalhar em prol dessa causa e novas ideias surgiram. A participação e o envolvimento foram incríveis do ponto de vista de criação de novas ferramentas”, destaca.
Além de ações simples do dia a dia, como as campanhas internas para a diminuição do uso de copos descartáveis e a inclusão do uso de canecas no cotidiano, os colaboradores se motivaram a agir ambientalmente e socialmente. Outras iniciativas que geraram muitos frutos positivos foram as atividades ambientais e sociais com as crianças assistidas pala instituição de caridade Esperança sem Limites, que atende jovens na Cidade dos Meninos, em Campinas. “Os nossos colaboradores tiveram a sensibilidade de perceber que meio ambiente não se resume apenas ao cuidado com as questões da natureza, mas também à qualidade de vida das pessoas da comunidade ao redor da instituição. Na última ação, cerca de cem crianças tiveram uma sessão de cinema na unidade de Campinas”, conta o presidente.
Foto: Divulgação

Heliomar Quaresma, presidente do IBE Conveniada FGV

Heliomar Quaresma, presidente do IBE Conveniada FGV
SAIBA MAIS

O Prêmio de Sustentabilidade faz parte do Programa de Sustentabilidade Intersetorial da IBE Conveniada FGV e é um concurso destinado a estudantes de especialização e extensão da instituição. Os alunos devem fazer trabalhos acadêmicos relacionados à responsabilidade social e à

sustentabilidade aplicadas às organizações. Com isso, a fundação espera motivar os novos executivos a se preocuparem e conhecerem os problemas ambientais dos tempos atuais. A primeira edição, este ano, recebe trabalhos até o próximo dia 30.

Lançado em 2011, o curso de MBA em gestão do ambiente e sustentabilidade é oferecido apenas no campus de Jundiaí e oferece ao executivo e líder de pequenas, médias e grandes empresas a visão e mecanismos necessários para que os negócios sejam feitos sob a perspectiva ambiental. Com carga horária de 432 horas, os encontros ocorrem aos sábados, quinzenalmente. Há ainda a opção de realizar um módulo internacional, em uma das escolas parceiras da FGV nos Estados Unidos.

Em 2012, a fundação promoveu o Fórum Diálogos IBE Conveniada FGV: Gestão e Inovação para tratar o tema Depois da Rio +20: Gestão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do evento foi atrair a comunidade acadêmica para a discussão sobre ecoeficiência, gestão econômica para a sustentabilidade, o papel das empresas no desenvolvimento sustentável, desenvolvimento executivo e dilemas e perspectivas para o profissional contemporâneo.

CONHEÇA
A proposta e as atividades promovidas pelo Institute Business Education – Fundação Getúlio Vargas (IBE Conveniada FGV) e pela Esperança sem Limites podem ser conferidas nos sites www.esperancasemlimites.org.br
e www.ibe.edu.br
Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/04/capa/projetos_correio/responsabilidade_ambiental/167127-um-bom-negocio-pra-o-planeta.html

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0