Vale Do Silício

Nesta terça-feira (22), Maurício Benvenutti fez uma palestra na IBE Conveniada FGV, em Campinas, por meio de uma transmissão ao vivo do Vale do Silício. O encontro, chamado de Meeting the Future: Inovação, Negócios e Empreendedorismo, foi marcado por dicas para empreendedores e profissionais que querem evoluir em suas carreiras, além de histórias do Vale do Silício e da trajetória profissional do palestrante.

Maurício Benvenutti começou a palestra falando sobre os motivos que o levaram a deixar uma estável e bem-sucedida carreira executiva, para ingressar em uma desconhecida corretora de valores. Junto com outros sócios, ele ajudou a fundar a XP Investimentos, que hoje é a maior corretora do Brasil e uma das maiores instituições financeiras da América Latina. “Eu não via mais possibilidades de crescimento. Todos achavam que eu estava fazendo uma loucura deixando um excelente emprego para entrar num caminho de incertezas. Mas eu não queria mais ficar parado, eu queria arriscar”, disse o palestrante.

Depois de trabalhar quase uma década, criar incontáveis projetos e fazer da XP um negócio bilionário, Maurício embarcou para o Vale do Silício e tornou-se uma referência brasileira, mergulhando de cabeça no universo das empresas mais inovadoras do planeta. Hoje, ele é sócio do StartSe, a maior plataforma do Brasil para conectar empreendedores, investidores e mentores.

“Quando cheguei no Vale do Silício eu tive que começar a aprender e a fazer tudo do zero e achei isso fantástico. Aqui é tudo muito diferente do restante do mundo. É daqui que saem todas as tendências em tecnologia e inovação. Aqui se respira tecnologia o tempo todo, já faz parte do lugar e das pessoas”, contou Maurício.

Rebeldia

Para Maurício, não concordar com tudo que está estabelecido é o primeiro passo para se tornar um empreendedor bem-sucedido. “Temos que nos permitir interrogar o tempo todo, sermos mais contestadores para enxergar as oportunidades. O Vale do Silício, por exemplo, é feito de pessoas que discordam e que até causam problemas por questionarem o senso comum. Mas é justamente esse espírito rebelde que provoca as mudanças, a transformação da realidade em algo melhor”, ressaltou.

Essa atitude também deve fazer parte do cotidiano das organizações. “Nas empresas, as pessoas precisam questionar o próprio negócio, serem mais desobedientes. Muitas vezes as coisas não mudam nas grandes empresas porque as pessoas têm o hábito de pensar e dizer: ‘sempre foi assim’”, disse.

Educação

Maurício apontou a importância da qualificação constante para que o profissional não fique defasado. “Se você não construir o hábito de se requalificar constantemente, você vai ficar obsoleto. O que você sabe hoje não terá mais valor de mercado daqui a cinco anos”, salientou.

Ele também salientou o fato de que os profissionais devem buscar aprimoramento naquilo que já fazem bem. “Acabou o tempo em que as empresas e as pessoas podiam oferecer serviços e produtos que são medianos, porque a concorrência é muito grande”, disse.

“O aprendizado é o único antídoto para quem não quer ficar para trás”, afirmou Maurício, lembrando os participantes do encontro que hoje não há limites para adquirir conhecimento. “Qualquer pessoa pode ‘aprender a aprender’ sozinha. Todos temos a internet para saber de tudo o que quisermos. É possível acessar conteúdos profundos e complexos com um celular na mão. Ninguém precisa ficar esperando para fazer esse ou aquele curso. Comece agora a estudar”, concluiu.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: http://www.ibe.edu.br/

Your compare list