Transformação ágil das organizações é tema de palestra na IBE Conveniada FGV em Campinas

Nesta quarta-feira (4), às 19h, aconteceu a palestra “Transformação ágil das organizações, o futuro finalmente chegou”, na IBE Conveniada FGV, em Campinas, com o professor Paulo Botelho, engenheiro e diretor de melhorias contínuas e transformação ágil na Bosch América Latina. O evento foi promovido pelo departamento acadêmico da instituição.

Botelho compartilhou com os participantes a jornada da Bosch e a transformação ágil ocorrida na empresa nas últimas décadas. “A forma como os times trabalham mudou, da tradicionalmente hierárquica para uma forma de trabalhar em que as pessoas têm mais autonomia. Chamamos essa transição de transformação ágil”, explicou.

“É a mudança da forma como as pessoas trabalham, de uma estrutura mais hierarquizada para uma estrutura mais distribuída, na qual as pessoas podem ter novos papeis dentro da organização. É uma nova configuração. Antigamente, o gestor era quem mandava nos outros, hoje ele é um colaborador, que deve ajudar os outros e saber trabalhar em rede descentralizada”, enfatizou o professor.

Ele contou que, na Bosch, existem métodos de desenvolvimento organizacional, para realizar essa transformação de maneira otimizada com os times de profissionais. “Nada é feito sem método, estudo das melhores práticas do mercado e capacitação de todas as pessoas envolvidas. Hoje temos até cursos de empatia e mindfullness dentro da empresa para preparar as pessoas para suportarem as mudanças”, afirmou.

O palestrante também destacou a importância do pertencimento. “As pessoas precisam ter pertencimento e participarem das ações dentro da empresa de forma ativa. Não dá mais para ficar somente olhando as coisas acontecerem e esperar que alguém mande você fazer algo”.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: https://www.ibe.edu.br/

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch