Transformação ágil: como preparar a sua empresa

Transformação ágil: como preparar a sua empresa? No início da revolução industrial já se falava em agilidade e métodos de produção, porém, em um mundo cada vez mais globalizado, integrado com a internet e com consumidores cada vez mais críticos, é necessário entender agilidade não só como velocidade de produção.

Não é à toa que o título desse texto “transformação ágil” já rendeu mais de 100 milhões de acessos em plataformas de pesquisa. Precisamos entender esse fenômeno para exemplificar como ele é importante para sua empresa.

Primeiro de tudo, o que seria a transformação ágil?

Como dito anteriormente, não se trata apenas de velocidade de produção. A transformação ágil engloba todos os setores da empresa, mas pode ser estruturada em três principais pilares: agilidade de processos, agilidade de comunicação e agilidade no relacionamento.

Após quase dois anos de pandemia, as novas tecnologias que surgiram derivadas da necessidade de isolamento social, permitiram um rápido processo de migração do público de presencial para online. Isso impulsionou o crescimento explosivo do e-commerce e plataformas de estudo online. Muitas empresas perceberam aumento de produção com as equipes em home office e foi provado que podemos muito bem realizar uma gestão eficiente desses times em longa distância.

Com esse cenário promissor, começou então a chamada revolução ágil, devido à necessidade de promover uma melhor entrega de produtos e serviços, que acompanhasse a demanda. Transformações ágeis altamente bem-sucedidas normalmente entregaram cerca de 30% de ganhos em eficiência, satisfação do cliente, engajamento dos funcionários e desempenho operacional, é o que aponta uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company. Além de tornarem a organização de cinco a dez vezes mais rápida e turbinarem a inovação.

Agilidade de processos

Um dos três pilares do processo de transformação ágil, e sem dúvidas o que primeiro foi notado pelos gestores, se refere à qualidade e agilidade dos processos internos da empresa.

Em um mundo globalizado, onde a demanda de serviços e produtos vem de diferentes lugares do mundo, além de equipes divididas geograficamente, é necessário que os processos internos da empresa estejam bem estruturados. Assim, todo o time consegue entregar seus resultados e ver o avanço das tarefas.

Para auxiliar nesse ponto, surgiram diversas ferramentas de gerenciamento de tarefas, além de profissionais qualificados e especializados em entender e melhorar processos.

Um ponto chave para prestar atenção: os gestores precisam ser os primeiros a entender e replicar os processos internos da empresa. Afinal, é deles que parte o direcionamento para as equipes e são eles que vão responder dúvidas dos colaboradores. Treinar os gestores e ensiná-los a achar pontos de melhoria pode se tornar fundamental para o crescimento harmônico da empresa.

Agilidade de comunicação

O mundo do marketing foi altamente impactado pelo crescimento do setor online, novos cenários de atuação e novos públicos foram atingidos pelas empresas, assim como o grande sucesso de muitos negócios.

A comunicação interna precisa ser ágil, segmento que é fomentado pela agilidade de processos. Contudo, a comunicação com o cliente final, comunicação de marca e comunicação com o mundo também precisa ser ágil.

Estamos vivendo a era das grandes navegações, porém, ao contrário de caravelas portuguesas ou espanholas, temos um mundo inteiro competindo por ser espaço na internet. Estamos todos lutando por aqueles 5 segundos de atenção antes de um vídeo do YouTube, ou por aquela publicidade perfeita que passa entre os stories do Instagram ou infinitos vídeos no TikTok.

Por isso, vence quem engaja mais, quem mais rapidamente consegue entender seu público e como chegar a ele. É fundamental que a comunicação online seja transparente, veloz e inclusiva. O consumidor está cada vez mais crítico, por isso é necessário ter agilidade, sobretudo em momentos de gestão de crise.

Agilidade de relacionamento

Nunca antes foi cobrado como é hoje que as empresas tomem partido nos mais variados movimentos, sejam políticos, sociais ou ambientais. Já estamos ficando cansados de pesquisar o termo ESG toda vez que ele aparece em uma postagem, mas o ano é 2021 e precisamos lidar com isso.

Diferente da agilidade de comunicação, que responde rápido e efetivamente ao público e engaja em trends e movimentos sociais para aproveitá-los como ferramenta publicitária, a agilidade de relacionamento se refere a como o processo de fidelização e rapport com o consumidor precisa ser veloz.

Cada dia novos competidores e rivais entram na jogada, por isso é importante que o processo de encantamento e fidelização seja cada vez mais rápido. Não temos mais a nossa disposição décadas para solidificar nossa marca, por isso precisamos que nosso time esteja empenhado em transmitir os valores e missão da empresa de maneira clara e veloz.

Esse processo cativa o consumidor em um curto espaço de tempo, afinal ele vê a empresa pela forma como ela se comporta e como seus funcionários agem. Nesse quesito, é importante ter em mente o que constrói sua empresa, deixar claro para todos o que a move e como ela quer ser vista diante de seus rivais.

Pontos de atenção para uma transformação ágil:

  • Incentivar ciclos mais curtos com entregas mensuráveis nos diferentes setores da empresa.
  • Trazer visibilidade para os problemas e ações do time, a fim de resolvê-los em equipe e estruturar caminhos para evitá-los.
  • Incentivar a troca de experiência no time buscando uma cultura do aprendizado e melhoria contínua.
  • Promover uma comunicação efetiva entre todos os envolvidos nos processos de desenvolvimento e entrega.
  • Entregar soluções de valor para o negócio.

A transformação ágil pode parecer um grande desafio, contudo, é um processo natural de adequação às necessidades do mundo contemporâneo. Nunca é tarde para revisitar e reformular os valores e missão da sua empresa a fim de adequá-los ao cenário atual.

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645