Trabalho E Família

A quantidade de obrigações diárias é cada vez maior em nossa sociedade. É preciso conciliar os deveres relacionados ao trabalho e às tarefas domésticas e que envolvem os filhos. Para as mulheres, a situação fica ainda mais complicada, pois ainda recai sobre elas a dupla jornada de trabalho. Há muitas mães que são sozinhas e muitas que, mesmo casadas, enfrentam o machismo estrutural que permeia as relações no dia a dia. Diante de tantos desafios, fica a dúvida de como conciliar trabalho e família.

Por que é bom conciliar carreira e família?

Uma rotina estressante, sem tempo para a família e o lazer, pode ser prejudicial para a carreira. As complicações são variadas e podem resultar em menor produtividade no trabalho, além de problemas de saúde, como depressão, estresse, síndrome do pânico e ansiedade. Por causa disso, as faltas no trabalho podem se tornar recorrentes e prejudicar o desempenho de toda a equipe.

É preciso que as empresas também entendam a necessidade dos colaboradores e adotem rotinas que permitam essa conciliação. Há muitas formas de fazer isso, por meio de políticas que podem ser implementadas com a ajuda da área de recursos humanos. A cultura de muitas empresas ainda precisa mudar, considerando a qualidade de vida dos colaboradores.

Neste blog post vamos tentar mostrar que é possível equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Acompanhe nossas dicas para ter mais qualidade de vida!

Planejamento é fundamental

É importante ter clareza sobre a sua rotina. Defina quais são todas as atividades que você precisa fazer diariamente, e quanto tempo, mais ou menos, demora para executá-las. Coloque todas essas tarefas em uma planilha ou folha de papel, tendo a certeza de que vai olhar para esse planejamento todos os dias.

Não precisa se desesperar caso algumas coisas não saiam como o planejado. É normal que você tenha que se dedicar mais a uma determinada atividade em um dia do que em outros. O planejamento é apenas um guia para ajudar você a encontrar o equilíbrio.

Pedir ajuda pode ser a única solução

É impossível fazer tudo sozinho. Ou a pessoa fica exausta ou o trabalho não fica bem feito. Por isso, aprenda que delegar pode ser a melhor maneira de resolver as coisas, em casa e no trabalho. Seja humilde e reconheça que há outras pessoas ao seu redor com qualidades suficientes para ajudar em várias tarefas.

Aprender a dizer não também pode ser o começo de uma vida mais livre e com menos culpa. Quando dizemos sim para tudo que nos é pedido, podemos ficar sobrecarregados e, em casos extremos, até doentes.

trabalho e família

Esqueça ideias de perfeição

O velho jargão “ninguém é perfeito” é muitas vezes dito, mas pouco lembrado por pessoas que imaginam que devem ser perfeitas o tempo todo. Tenha em mente que ser perfeito é uma ilusão. Todos possuímos defeitos e qualidades e não podemos ser levados pela falsa ideia de perfeição.

Perfeição é um conceito bastante subjetivo, que envolve inúmeros fatores. O que é perfeito para você, pode não ser para outra pessoa. Portanto, é algo inatingível. Relaxe e faça o melhor que você pode.

Evite sentir culpa

Pessoas sobrecarregadas geralmente se sentem muito culpadas. Ora falham no trabalho, ora falham em casa. Se já vimos que perfeição não existe, por que deveríamos sentir culpa?

Fracassar em algumas tarefas é perfeitamente aceitável e pode acontecer por diversos motivos. A falta de organização e planejamento podem levar a falhas. Porém, pegue leve com você, não seja duro demais. Faça uma autocrítica e avalie se, da próxima vez, é possível fazer melhor.

Tenha tempo de qualidade no trabalho e com a família

Quando estiver com a sua família, evite passar muito tempo em dispositivos eletrônicos. Levar trabalho para casa também pode ser um caminho sem volta. O tempo que você passa no trabalho e com a família precisa ter qualidade.

Se você leva trabalho para casa todos os dias, pode ser que não esteja sabendo aproveitar o tempo de maneira adequada no trabalho. Ou, talvez suas tarefas excedam o que a sua função é capaz de executar dentro da empresa. Repense, delegue, planeje e, se for preciso, peça ajuda para tentar organizar melhor seu dia no escritório.

Em casa é a mesma coisa. Se você está com seus filhos, esteja com eles integralmente. Esqueça o celular, o tablet, o computador. É preciso interagir face a face com todas as pessoas da família. Ficar em casa o tempo todo no celular não significa ter tempo de qualidade com aqueles que amamos. A vida familiar exige atenção, assim como o ambiente de trabalho.

Priorizar tarefas é necessário

As atividades do trabalho e de casa precisam ser realizadas em uma ordem de importância. Muitas vezes você terá que decidir entre duas tarefas que aconteceriam ao mesmo tempo. Nessa hora, ou você prioriza ou se desdobra para fazer tudo ao mesmo tempo sem qualidade e dedicação. Saiba avaliar quais atividades são realmente necessárias e quais você pode não fazer ou deixar para outro dia.

Há muitas tarefas que, se não realizadas, não fazem muita diferença na vida da família. Separe o que é imprescindível (manter a casa minimamente organizada, fazer a tarefa da escola com os filhos, conversar com os familiares) do que é supérfluo (organizar festas e encontros entre amigos e ir a lojas consumir mais do que você já possui). O que não é indispensável pode ser adiado ou cancelado. E sem culpa!

Gostou desse conteúdo? Nosso blog tem outros textos sobre carreira e que podem ser interessantes para você. Confira:

Trabalho e família: como e por que conciliar

Carreira profissional da mulher: como apresentar seu valor perante o mercado

Habilidades: quais você precisa ter para avançar na carreira

Transição de carreira na era digital: o que você precisa saber

 

 

REMOVER TODOS
COMPARE
0