TENDÊNCIAS DOS COLLABS ENTRE EMPRESAS, STARTUPS E DEMAIS INSTITUIÇÕES

Tendência dos collabs

A Collabs entre empresas, marcas e outras instituições, aparentemente, têm tudo para virar uma tendência que só tende a aumentar. O motivo disso é que os resultados das collabs são excelentes e podem ajudar a aumentar resultados e novos nichos de mercado para empresas que antes estavam consolidadas com um público muito específico, por exemplo. Mas, se você nunca ouvir falar de Collab entre empresas e está achando o termo muito complexo, não se preocupe: no texto de hoje, vamos explicar de maneira bem simples o que ele significa e o motivo que tem feito as marcas apostarem nas collabs. Veja abaixo!

Primeiro, o que são as collabs entre empresas?

Collab, do inglês, significa colaboração. Mas, como muitos termos em outros idiomas, o seu significado é mais complexo do que isso. No mundo do marketing, o termo collab se consolidou como uma espécie de parceria, que tem como intuito principal, normalmente, alcançar novos públicos e, com isso, aumentar os resultados de ambas as empresas que participam dessa parceria.

Para te ajudar a compreender melhor o termo, vamos trazer como exemplo um case de muito sucesso entre a Heinz, marca famosa de ketchup e a Approve, uma empresa de roupas no estilo streetwear, ou seja, roupas mais despojadas e jovens. A Heinz, com o objetivo de se mostrar mais cool e mais conectada com o público da Approve, lançou uma linha de roupas trabalhadas no tom vermelho Ketchup. A collab deu certo – para a Heinz, foi possível passar uma imagem despojada e se conectar com um público mais jovem. Para a Approve, as vendas aumentaram significativamente, graças ao apoio de uma marca muito grande e conhecida mundialmente.

Objetivo das Collabs

Como no exemplo da Heinz com a Approve, podemos ver que o objetivo de uma collab não precisa necessariamente ser o mesmo para ambas as empresas. Trata-se de uma troca, onde cada uma delas consegue chegar ao seu objetivo por meio da parceria. E, assim, as possibilidades são infinitas. Assim como a Heinz garantiu o seu posicionamento mais jovem criando uma linha com a sua cor característica, a Approve ganhou mais visibilidade e força. Veja abaixo alguns dos principais objetivos que uma collab entre empresas pode ter:

1- Alcançar novos nichos de mercado

Se uma empresa é vista como pertencente a um nicho muito específico, é possível que a collab seja uma ótima estratégia para alcançar novos nichos, como aconteceu no caso do da marca de ketchup. Uma empresa que vende mais para determinado nicho, ao tentar atingir outro, pode encontrar na collab o apoio necessário para isso, atingindo o público da outra empresa, que já está consolidada naquele nicho, por exemplo. Esse é um dos objetivos principais da Collab e um dos que mais trazem resultados a curto, médio e longo prazo.

2- Aumentar as vendas

Toda empresa quer vender mais e ter resultados mais expressivos. Mas, existe um momento onde pode haver uma estagnação das vendas, especialmente quando a empresa acaba se repetindo nas estratégias de marketing ou insistindo no mesmo nicho e público. Com a collab entre empresas, é possível sair desse efeito platô e guinar as vendas, mesmo que momentaneamente. Depois, obviamente, é preciso fazer um trabalho de consolidação da empresa nesse novo nicho, com estratégias que façam sentido para esse objetivo. Mas, a collab é um impulso inicial, como falamos acima, muito bom e que surte muitos efeitos positivos no aumento das vendas.

3- Mais engajamento

Outro ponto muito positivo das collabs entre empresas, especialmente se formos para as redes sociais, é o aumento do engajamento. Imagine uma empresa oferecendo compartilhamento, links e mencionando a sua durante lives, nos stories e em publicações? A collab ajuda muito que os seguidores de determinada empresa passem a seguir a outra, além de gerar comentários, especulação e curiosidade. Tudo isso é excelente e permite que a empresa movimente suas redes sociais, criando chance de divulgar seus produtos e serviços para mais pessoas – aquelas que, provavelmente, talvez não estivessem vendo aquele conteúdo antes ou estivessem sem interesse neles.

4- Mais visibilidade

Com mais engajamento, claro, temos muito mais visibilidade. E, aqui, não estamos falando só de redes sociais, mas também de visibilidade no físico, no famoso marketing boca-a-boca, quando as pessoas comentam sobre sua empresa e uma ação muito diferenciada. É o caso da collab entre a empresa Oreo, de biscoitos, e a Havaianas, empresa de chinelos. A ideia foi produzir um chinelo com cheiro de chocolate e com um solado que imitasse as camadas do biscoito, além de outros produtos, como meias e fones de ouvido. A parceria deu muito certo e ambas as marcas puderam gerar visibilidade para seus maiores atributos.

As collabs entre empresas, quando bem-feitas, são oportunidades incríveis para aumentar as vendas, gerar visibilidade, engajamento e para que se possa explorar outros nichos. Mas, procure sempre a ajuda de uma agência de marketing que esteja preparada para os desafios de uma collab e que possa te ajudar a encontrar a parceria perfeita!

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