Tecnocasa: tecnologia a serviço da comodidade

tecnocasa

Tecnocasa: tecnologia a serviço da comodidade. Você provavelmente já assistiu algum filme com temática futurista, onde carros e casas são conectados a computadores e realizam funções por comando de voz ou gestos, a boa noticia que boa parte disso agora não é mais ficção.

Trata-se do conceito de smarthome, ou tecnocasa, a automação digital de residências. Utilizando tecnologia de ponta, centros de comando potencializados por assistentes digitais e uma boa rede sem fio, muitos vem realizando o sonho de viver em uma propriedade high-tech.

O que é preciso para fazer automação residencial ou desenvolver um tecnocasa?

O primeiro passo é ter um bom sistema de comando. Esse que funcionará como o computador central da casa, por onde passam todos os comandos para aplicativos, aparelhos e sistemas.

O segundo é que todos os pontos eletrônicos e eletrodomésticos tenham um serviço “smart”, ou seja, possam ser conectados a sua rede sem fio e programados junto ao sistema de comando.

Entre os comandantes mais famosos encontramos serviços de grandes empresas, como a Alexa da Amazon, ou o Google Home, gerenciador para celular. E para gadgets smart vemos uma infinidade de lâmpadas, interruptores, tomadas e eletrônicos, como televisores ou geladeiras.

A maioria desses sistemas possui uma integração muito prática, feita por aplicativo ou apenas reconhecimento da rede wi-fi, no entanto, existem empresas e técnicos especializados nesse processo de automação, entregando ainda mais conforto e praticidade.

Quanto custa uma smarthome?

Os preços variam muito da quantidade de serviços que você planeja inserir em sua casa, lâmpadas por exemplo começam na casa de R$ 50 reais e encontramos modelos beirando os 200.

Depende muito do fabricante e conexões disponíveis, por exemplo: modelos que se integram facilmente com os comandos de voz da Alexa são um pouco mais caros que modelos que tem apenas a conexão wi-fi.

E por falar em Alexa, o terminal de controle da Amazon que conta com o serviço de controle, chamado de Echo, está disponível em muitas formas e valores. Iniciando na casa de R$ 331,00 com o Echo Dot 3, e chegando até 1.899,00 com o Echo Show 15.

Outros fatores que impactam no preço são os eletrodomésticos, a maioria dos que possuem a função smart são mais caros que seus concorrentes analógicos. Cabe uma avaliação da quantidade de serviços que você pretende ter na casa.

E fica a dica: você pode sempre ir trocando e acrescentando equipamentos no seu servidor. Então, se for necessário, comece com alguns serviços e vá aumentando aos poucos.

E um ponto de atenção: esse tipo de investimento também valoriza o imóvel para venda, afinal o conceito de casa futurista atrai muitos interessados, tanto pela comodidade quanto pelo estímulo tecnológico presente na inovação.

O que é sistema de automação residencial?

Se entende por sistema de automação residencial o mecanismo composto por sistema de comando, aparelhos smart e conexão sem fio. Ou seja, todos o sistema de componentes da sua tecnocasa.

Quanto mais dispositivos você integrar no sistema, maior e mais completo ele será. Afinal, automação residencial é todo um conjunto de hardwares e softwares que centraliza o comando de diversos equipamentos existentes na sua casa.

O objetivo dessa centralização é facilitar a vida, ou seja, tornar todo o controle das funções da residência mais prático, rápido e seguro.

Tecnocasa, uma casa Inteligente por comando de voz
Tecnocasa, uma casa Inteligente por comando de voz

Existem dois tipos de automação: a cabeada (com fio) e a sem fio.

A automação cabeada se comunica através de fiação para transmitir os comandos para os dispositivos e equipamentos automatizados, como lâmpadas ou televisores. A diferença do uso de um interruptor na parede é que normalmente de uma central, você consegue controlar toda a casa.

Já a automação sem fio, como o próprio nome sugere, não leva cabos. Sendo feita principalmente através da internet, uma boa rede wi-fi consegue conectar diversos dispositivos em diferentes partes da casa.

Contudo, esse modelo é mais caro e deve se levar em conta que precisa de uma internet muito veloz e pensar que sem sinal, pode significar que alguns equipamentos não funcionem. Por isso, muitos especialistas indicam uma automação mista: que opere com cabos e também wi-fi.

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645