Empresario Preocupado Com A Sustentabilidade

O setor empresarial é um grande aliado no combate aos impactos ambientais. Com um importante papel em promover ações de conservação e recuperação da biodiversidade e recursos hídricos, gestão e redução de emissões de gases de efeito estufa, efluentes e resíduos, é responsável também por oferecer à sociedade amparo social e soluções tecnológicas para alcançar as metas de combate aos impactos ambientais.

A sustentabilidade corporativa é um conceito de desenvolvimento sustentável aplicado ao mundo dos negócios. Com retorno de médio e longo prazo, essas ações têm grande poder em beneficiar a reputação da empresa, além de deixá-la mais competitiva. Muitas organizações já começaram a conciliar essa cultura e entender que sustentabilidade não é custo, e sim, investimento e lucro.

Segundo especialistas, aliar as atividades da empresa ao conceito de desenvolvimento sustentável é uma questão de sobrevivência no mercado. Quanto mais a organização se negar a agir de forma sustentável e continuar poluindo o meio ambiente, maiores serão os desperdícios, os riscos de multas e reivindicações da comunidade.

Além disso, ao conciliar a marca com as ações que se preocupam com o meio ambiente e com a comunidade, é possível gerar valor para o produto; maior destaque no mercado; inovação nos processos gerenciais; diminuição de desperdícios; imagem de valor perante os consumidores; gerenciamento de riscos ambientais e sociais; adequação da sua empresa às legislações ambientais; e preferência em fundos de investimento que consideram o impacto sócio ambiental do negócio.

Obter financiamentos a juros mais convidativos é outra característica atrativa para quem tem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Caso a empresa tenha um bom histórico de respeito ao meio ambiente, as chances de conseguir empréstimos a custos mais baixos aumentam significativamente, considerando-se bancos públicos. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) apresenta inúmeros exemplos de empresas que têm como diferencial os relatórios sustentáveis.

Isso significa que além de proteger o meio o meio ambiente, a sustentabilidade corporativa gera um elo que envolve buscar e realizar ações sustentáveis, bem como, tornar o negócio eficiente e lucrativo a longo prazo levando em consideração a finitude de recursos naturais e o impacto social causado.

É necessário que as empresas modernas estejam cada vez mais atentas a essas questões e a gestão ambiental deve ser parte integrante do seu negócio, onde a implantação de um SGA seja uma das prioridades estratégicas de qualquer organização que queira garantir sua competitividade e sobrevivência no mundo globalizado.

Mas e os clientes, o que eles pensam disso? Na hora das compras, muitos consumidores passaram a se orientar, não somente pelo preço do produto, mas também com relação às questões sobre o processo produtivo, pós-uso e todas as questões que permeiam essa compra. Esse comportamento guiará uma nova forma de fazer negócios, pois é possível identificar um nicho de consumidores cada vez mais conscientes.

Segundo a pesquisa de 2018 da Akatu (organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente), 56% dos consumidores estão em fase de transição para consumo de produtos responsáveis ambiental e socialmente, ou seja, os consumidores estão mudando e são o grande fator com capacidade de redirecionar o comportamento das empresas.

 

Como aplicar a sustentabilidade na sua empresa?

Parcerias com escolas ou outras instituições locais para cursos profissionalizantes/educativos em regiões carentes da sua cidade ou Estado;

Ações de inclusão social, racial e de diversidade, que podem ser aplicadas desde o recrutamento até em ações com clientes e consumidores;

Investir em soluções que impactam socialmente;

Doações corporativas para comunidades carentes/periféricas.

Rever o design das embalagens utilizadas;

Compensar o impacto ambiental causado;

Optar por utensílios reutilizáveis;

Aplicar economia circular.

 

Comunique esse diferencial aos seus clientes

A comunicação da sustentabilidade da sua empresa, de forma efetiva, é a chave para o alcance de um público que só cresce. Abuse das mídias sociais gratuitas ou faça um planejamento para utilizar as redes com ações e campanhas pagas.

Crie selos de sustentabilidade nas embalagens de seus produtos, pois eles garantem aos consumidores que um determinado processo sustentável está sendo realizado ou mantido pela sua empresa. E mais do que garantir, eles comunicam de forma rápida e imparcial que isso está ocorrendo.

São diversos os selos que podem ser utilizados, desde selos veganos ou cruelty free, até carimbos que mostram que o impacto da sua embalagem no meio ambiente está sendo neutralizado, como o selo “eureciclo”.

 

A ISO 14.001

A ABNT NBR ISO 14000 é o nome dado a uma família de regras, entre as quais se encontra a ISO 14001, que trata sobre um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização ou empresa desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

Implementar a ISO 14001 é marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio-ambiente. Significa que o consumo sustentável é priorizado e incentivado pela empresa. Obter essa certificação, hoje, é suficiente para a maior parte das empresas demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis e até mesmo fazer exportações, onde o selo é exigido em alguns casos.

Quando uma organização opta pela implantação da norma ISO 14001, abre novos caminhos no mercado internacional, proporciona vantagem competitiva e introduz sensível redução de custos na operação, além de incrementar a receita com subprodutos dos processos, (KRAEMER, 2005, p.9).

No Brasil, já foram registradas mais de 6 mil certificações em ISO 14001. Isso significa que, apesar de ser, no começo, uma preocupação apenas de multinacionais e grandes corporações, hoje são as micro, pequenas e médias empresas que buscam obtê-la.

 

Gostou deste conteúdo? Então acesse o nosso blog para ver outros!

Aprenda a usar o Canvas para estruturar seu modelo de negócios

Conheça a Machine Learning e descubra a importância de aplicá-la na sua estratégia

 

IBE Conveniada FGV

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0