A sustentabilidade corporativa é um conceito que está em alta na área empresarial. É possível defini-la como a capacidade de satisfazer os interesses dos sócios sem implicar qualquer risco para o futuro do negócio. Para isso, toda a situação organizacional deve reduzir o impacto ambiental, além de garantir os resultados econômicos e melhorar o seu relacionamento com a comunidade.
Atualmente, a ideia de sustentabilidade torna-se cada vez mais importante em todos os setores da sociedade. Nos últimos anos, o conceito se ampliou e superou as barreiras ambientais, ganhando espaço e força nas discussões empresariais. Isso faz sentido não apenas para a conservação do planeta, mas também para a sobrevivência das próprias empresas.
É fundamental lembrar que só existe sustentabilidade corporativa se três pilares forem trabalhados ao longo do tempo. Os aspectos ambientais, econômicos e sociais precisam ser gerenciados de forma integrada, equilibrada e constante.
Continue a leitura e descubra como conquistar a sustentabilidade corporativa!
Torne a sustentabilidade corporativa uma cultura
A sustentabilidade corporativa precisa ser colocada em todos os processos de uma organização. Porém, sem estar inserida na cultura, dificilmente será alcançada. Por isso, uma empresa que deseja ser sustentável precisa visar o respeito, a ética, a formalidade e a redução do uso de recursos, especialmente os naturais.
Além disso, valores como honestidade, justiça, liberdade, tolerância, ética e humanidade devem ser alcançados. Superar desafios e mostrar para a sociedade que os setores organizacionais compreendem o que é sustentabilidade também é importante para não perder competitividade no mercado.
Esse ponto é fundamental pois os consumidores estão cada vez mais preocupados em optar por empresas que investem nas melhores práticas sociais e sustentáveis. A sociedade procura privilegiar as organizações que protegem o meio ambiente e que adotam medidas compensatórias para minimizar os seus impactos.
Mais que isso, é fundamental ter compromissos assumidos em relação ao negócio e apresentar relatórios com soluções. Assim, as organizações buscam inserir a sustentabilidade em suas atividades por uma questão de perenidade e sobrevivência.
Incentive práticas sustentáveis na rotina
As práticas sustentáveis devem ser atreladas a todos os processos da empresa. Seja na relação entre os colaboradores, na comunicação interna, na execução das operações ou no uso dos recursos disponíveis, propor soluções alternativas é fundamental para evitar danos a médio e longo prazo.
Dessa forma, é importante apresentar medidas que podem ser implementadas na organização do dia a dia corporativo, a fim de reduzir os possíveis impactos negativos da operação e economizar recursos.
Os gestores podem incentivar os colaboradores a economizar energia, estimular a prática de caronas, evitar o uso de objetos descartáveis, encorajar práticas saudáveis e motivar a equipe a levar os novos hábitos para casa.
Após aplicar essas medidas, é interessante construir mecanismos para avaliar e mensurar os resultados, de forma a identificar os pontos que devem ser aprimorados. Esses dados podem ser documentados para fundamentar novas medidas.
Invista em projetos de cunho sustentável
Investir de forma ética em projetos de natureza sustentável demonstra que a companhia dá atenção adequada à sociedade e ao meio ambiente. É importante, também, que essas ações tenham prioridade em relação aos demais empreendimentos da empresa.
Existem duas maneiras de abordar a questão da sustentabilidade nas organizações. Primeiro, é possível investir em processos e projetos que gastem menos recursos energéticos e materiais, que utilizem tecnologias mais limpas e que poluam menos. A segunda refere-se ao financiamento de projetos gerais que tenham caráter sustentável e sejam ligados direta ou indiretamente às atividades da companhia.
É importante também ter atenção à área de desenvolvimento de empreendimentos. Esses projetos devem incluir em seu escopo questões como eficiência energética, conforto ambiental, uso racional da água, seleção de materiais sustentáveis, controle de emissão de poluentes, saúde e segurança no trabalho, promoção da equidade e diversidade, entre outros aspectos.
Apoie causas de diferentes propósitos
É importante ressaltar que a sustentabilidade corporativa não é nenhum tipo de filantropia ou assistencialismo. Ela é a adoção de condutas e técnicas que fortalecem os negócios de forma integrada.
Nesse sentido, os recursos sociais, ambientais e econômico-financeiros são a base da sustentabilidade. A utilização dessa estrutura para atender às necessidades do presente não deve comprometer a capacidade de gerações futuras resolverem suas próprias urgências.
Portanto, as causas de diferentes propósitos, como as sociais, devem favorecer todos os grupos que se relacionam com a empresa. Realizar esses processos ainda estimula a participação de todos na escolha das ações e projetos, melhorando a comunicação interna.
Isso reflete nos investidores e fornecedores, pois mostra como a companhia direciona as responsabilidades em relação à natureza e aos recursos humanos — o que é um bom indicador da forma como o trabalho é feito internamente.
Para os consumidores, essas atitudes representam a postura dos dirigentes e a qualidade dos serviços ou produtos, expressando o caminho que a organização escolheu para construir a sua marca.
Invista na capacitação dos funcionários
É importante saber avaliar sua equipe do ponto de vista da sustentabilidade. Os colaboradores precisam estar preparados para atuar em suas funções de forma unida ao desenvolvimento sustentável. Logo, capacitar as pessoas é garantir a aderência de todos às novas práticas.
A sustentabilidade evolui de forma muito rápida. Dessa maneira, a melhor forma de preparar os colaboradores é com um modelo sistemático de capacitação e com o incentivo para que eles participem de cursos, workshops e seminários sobre o assunto.
Além disso, as empresas devem encontrar formas de conscientizá-los e envolvê-los nas novas metas de desempenho e nos novos critérios para atingir tais objetivos, os quais unem qualidade, lucro e meio ambiente em um elemento único.
Depois, as empresas devem estimular a participação das equipes no desenvolvimento de novas soluções e ideias, sempre de acordo com as diretrizes da sustentabilidade e de forma inovadora.
Para ter um crescimento sustentável, as organizações devem ser sempre abertas, transparentes, preocupadas com o meio ambiente e com a cidadania. Essa perspectiva não deve ser um fato isolado, e cada colaborador pode dar uma importante contribuição ao conhecer e aplicar os fundamentos da sustentabilidade corporativa na sua rotina profissional.
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