Sucesso estratégico

 SUCESSO ESTRATÉGICO

COLUNA DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

Para conseguirmos o sucesso estratégico organizacional, precisamos contar com quatro braços fundamentais: tecnologia, informações, finanças e, o mais importante de todos, pessoas.
O conhecimento e a experiência das pessoas/profissionais são os principais fatores para atingirmos o sucesso estratégico organizacional. Por essa razão que os que ocupam cargos de gestão como gerentes, diretores, vice-presidentes, presidentes estão constantemente com uma preocupação generalizada em pessoas.
Se essas pessoas/profissionais não caminharem junto à estratégia organizacional, eles poderão prejudicar a empresa.
A capacidade de mudar comportamentos através de gestores junto com o Recurso Humano (RH) como apoio, é ponto de realização empresarial. Criar um clima organizacional com ferramentas que contribuam para o sucesso estratégico é primordial para qualquer empresa.
A estratégia precisa caminhar junto com as pessoas/profissionais, organizando as pessoas, verificando seus comportamentos, tendo estas como recurso constante nos projetos e desafios da empresa.
O gerenciamento de recursos humanos precisa caminhar junto do gerenciamento de desempenho, sempre. O RH pode realizar auditorias para avaliação dessas pessoas/profissionais, estabelecer suas metas e avaliações de desempenho, recrutar com muito critério e participação ativa dos gestores diretos e indiretos, treinar e capacitar essas pessoas/profissionais e estarem todos engajados. Quando falamos em “todos engajados” são os departamentos através de pessoas, grupo multidisciplinares, todos caminhando juntos para o sucesso estratégico organizacional.
As pessoas/profissionais são o peso maior, eles influenciam totalmente a estratégia, principalmente os líderes natos, aqueles com grande poder de persuasão. Os comportamentos individual e coletivo das equipes são sempre fator decisivo nas maiores dificuldades encontradas em um ambiente organizacional.
Precisamos sermos sempre realistas diante das dificuldades, estimulando mudanças que tragam valor para o sucesso estratégico.
O aconselhamento empresarial, conforme necessidade, também ajuda muito, entre elas a ferramenta mais utilizada no mercado corporativo, o “coaching”.
Sergio Henrique Miorin é Graduado em Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF – Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645