Sua empresa investe em você?

Sua empresa não investe em você?

 – HR Manager at Nestle

Não importa se você acabou de ingressar no mercado de trabalho, formou-se na universidade recentemente ou se já tem  anos de estrada. Esta é uma das reclamações mais comuns entre os profissionais, mas o problema real é outro.

Acredito que a pergunta correta em realidade seja outra: E você, investe? Reflita brevemente: Você realmente está determinado a alcançar seus objetivos de carreira? Quantas vezes saiu da sua zona de conforto nos últimos seis meses para desenvolver-se profissionalmente? De quantos eventos participou? Quantos artigos leu ou escreveu? Como trabalhou sua rede de contatos? Talvez não o suficiente, não é mesmo?

A sensação de dever cumprido após concluir a faculdade ou alcançar um cargo de destaque na empresa em que trabalha é natural e realmente deve ser celebrada. Porém não se engane: são marcos importantes em sua vida profissional, não o objetivo final. Aquele sentimento de frustração que tratamos há pouco muitas vezes nasce nestes momentos, quando acreditamos que já “chegamos lá”.

O fato é: a cada etapa conquistada, o desafio se renova e as habilidades e competências que trouxeram você até aqui já não são as mesmas que precisará para manter-se ou continuar crescendo, ainda mais na realidade que vivemos hoje.

Assim como no esporte, são necessários muita dedicação e prática apenas para manter-se apto e competitivo. Lembre-se que apenas treinamento ou educação formal não são sinônimos de desenvolvimento. Gosto muito do modelo 70:20:10 de Charles Jennings e agrupei algumas dicas (e links) abaixo para contribuir para o seu desenvolvimento de forma prática e rápida:

EDUCAÇÃO: Faça cursos de curta duração ou reciclagem online, especializações, MBAs, leia mais livros e artigos (acadêmicos ou não), participe seminários online ou presenciais, hangouts, webinars, mantenha-se atualizado seguindo blogs, empresas, jornais e revistas, acesse sites de conteúdo específico, etc.  

RELACIONAMENTO: Participe de grupos  de discussão (em RH ou outro tema de seu interesse), redes de experts (da sua empresa ou do mercado), associações de RH, grupos do Linkedin, ative sua rede de contatos (com colegas de faculdade, MBA, ou novos), faça benchmarking, encontre um coach, identifique e converse com um mentor, aproveite mais as redes sociais para se relacionar Twitter, Instagram, WhatsApp, etc.

PRÁTICA: Saia da zona de conforto, arrisque-se: coloque em prática suas idéias e opiniões, compartilhe em uma rede social ou blog, faça trabalhos voluntários em áreas ou posições que irão ajudar você a adquirir a experiência ou habilidade que precisa, se ofereça para participar ou liderar projetos na sua empresa, empreenda (na empresa ou fora dela), facilite discussões e workshops, atue com coach ou mentor, cubra as férias de alguém, pratique seu inglês, saia a campo para entender melhor a realidade de sua empresa, tenha um papel ativo na integração de novas pessoas na sua empresa, prepare e apresente um business case para resolver uma necessidade do negócio, dê aulas, entregue treinamentos, etc.

A responsabilidade e propriedade de sua carreira e sucesso são suas. Ter isso claro é ainda mais relevante em momentos de turbulência como este que vivemos, afinal você será um profissional melhor preparado e relacionado para aproveitar oportunidades que surgirem ou se recolocar no mercado. Afinal, se nem você investe em sua carreira e desenvolvimento, porque sua empresa o faria?

Você tem alguma outra dica ou recomendação? Inclua na sessão de comentários e colabore para o desenvolvimento de outras pessoas! Precisa ainda de mais inspiração para começar a agir?

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645