Site Agito Artur divulga ações do Outubro Rosa na IBE Conveniada FGV

# Outubro Rosa tem ações de conscientização na região

outubrorosaO Câncer de mama ainda é o responsável pelo maior número de mortes de mulheres no Brasil. Até o final de 2013, estima-se cerca de 52.000 novos casos no país, tornando-se urgente a luta pela prevenção e detecção precoce.

Por isso, durante o mês de outubro, o mundo todo intensifica suas ações na luta contra o câncer de mama. Em Rio Claro, diversas ações também ocorrerão nesse período.

Pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa de Rio Claro ilumina o novo prédio do Hospital São Rafael na cor rosa, como forma de reforçar a campanha. Além da ação visual, o hospital, que oferece o serviço tratamento oncológico para os tipos mais recorrentes de câncer, promove durante o mês, uma programação especial de palestras gratuitas abordando, além do câncer de mama, assuntos ligados à saúde e bem-estar.

Os temas são: Escolha Ser Feliz (dia 10 – 9h30); Prevenção do Câncer de Mama (dia 17 – 19h30); e Paciente & Cuidador (dia 24 – 19h30). “A programação visa, é claro, abordar os aspectos da doença e seu tratamento, mas também inclui outros temas, que comprovadamente auxiliam na prevenção e combate ao câncer. Toda a população está convidada a participar”, explica José Carlos Cardoso, provedor da Santa Casa. As palestras são gratuitas e acontecem no Auditório do Hospital São Rafael.

outubro-rosa 1

A unidade da Institute Business Education – Fundação Getulio Vargas, localizada no Shopping Rio Claro, também aderiu à campanha e recebe a partir desta sexta-feira (4), a 2ª edição da mostra fotográfica De Peito Aberto, da fotógrafa Angela Amaral, que reúne toda a diversidade feminina em retratos que enfatizam a relação da mulher com os seios, um dos maiores ícones da feminilidade.

“Apoiamos a exposição pelo segundo ano, pois acreditamos que independente do ramo de atuação, é papel de toda a sociedade alertar para a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de mama”, ressalta Ariana Bavaresco, supervisora regional da IBE Conveniada FGV, que recebe a mostra até o dia 11 de outubro.

A partir do dia 12, as fotos podem ser conferidas no espaço de exposições do Shopping Rio Claro.

“A mulher tem obrigação de se amar e cuidar de sua saúde. Fico feliz em poder contribuir para essa campanha, que valoriza a mulher independente da idade e profissão”, comenta Amariles Giometti Contador, que aos 84 anos, aceitou de imediato o convite para participar da mostra. “Significou muito para mim”, conclui.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo (perde apenas para o de pulmão) e o que mais atinge as mulheres. Até o final deste ano, estima-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama. Porém, quando diagnosticado e tratado de forma precoce, as chances de cura podem ultrapassar os 90%. No país, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a toda mulher brasileira o acesso gratuito à mamografia, atualmente o exame mais eficaz para detecção do câncer de mama. De 2010 a 2012, o acesso ao público prioritário à mamografia, que compreende a faixa etária de 50 a 69 anos, registrou crescimento de 37%.

 

Fonte: http://yubbe.net/news/553-news/2927–outubro-rosa-tem-acoes-de-conscientizacao-na-regiao

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645