Será que existe amizade no ambiente de trabalho?

Será que existe amizade no ambiente de trabalho?

Já fiz alguns posts sobre isso, mas ainda é grande o número de pessoas que ainda me manda e-mails com problemas no trabalho por confiar nos colegas. Pois bem, não quero ser pessimista, mas dificilmente você encontrará um amigo onde você está. Você até pode ser amigo do seu colega ao sair da empresa, mas enquanto estiver nela a competição entre vocês sempre existirá. Engana-se quem pensa que é amigo de verdade do colega ou do chefe.

Não podemos esquecer que o ambiente de trabalho é um lugar para trabalhar. Claro que você deve manter um clima de cordialidade,  se integrar com as pessoas, almoçar com quem atua na sua área. O que não é recomendável é achar que por isso você fará amigos lá dentro. Assim como você, seu colega vai defender o lado dele na hora de sobreviver a um corte ou na disputa por um cargo maior dentro da companhia.

A competição saudável eu até defendo, mas é preciso ficar de olho na concorrência desleal. Por isso, alerto para o fato de que não há amigos no trabalho. Muita gente quando se vê ameaçado ou quer aquele mesmo cargo que o seu, certamente vai lutar com unhas e dentes. O problema é que na maioria das vezes com as armas que tem. Ou seja, provavelmente usando golpes baixos.

Se quer sobreviver a essa selva corporativa, não se coloque como vítima. Mantenha o pé atrás, não se envolva em fofoca, nunca entre em joguinhos e complôs contra colegas e chefes, evite fazer comentários negativos sobre alguém. As pessoas podem estar te usando para tê-lo como aliado e depois te jogar na fogueira. O clima é realmente hostil assim? Sim. Você pode achar que é um duro golpe no seu jeito de ser, mas quem quer se dar bem na vida profissional precisa aprender que as coisas nem sempre são como a gente imagina. A sabedoria está em buscar o respeito acima de tudo e não se deixar envolver em picuinhas.

O mundo corporativo é, por definição, uma arena de competição, cruel e traiçoeiro. Fique esperto e não considere exagero o que estou escrevendo, valeu?

Fonte: Julio Cardozo, professor da FGV

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645