600×200 Saneamento V1

Seminário discute abastecimento público na IBE Conveniada FGV Campinas

Evento promovido pela equipe da revista Conjuntura Econômica, da FGV, contará com a presença do prefeito de Indaiatuba e presidente do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira, especialistas e outras lideranças políticas

 

O fraco desempenho da economia, aliado à insegurança no fornecimento de energia e de água, tem aumentado a cautela dos empresários em relação a futuros investimentos no país.

 

O uso de novas tecnologias para o reaproveitamento da água, que pouca atenção despertava, ganhou força com a grave crise hídrica que o Brasil atravessa. Além disso, a gestão sustentável e responsável da água, um bem que começa a rarear em algumas partes do mundo, passam a ser elementos essenciais para vencer períodos de crise como o que estamos vivenciando.

 

Com esse pano de fundo, a revista Conjuntura Econômica do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) realiza o seminário Saneamento e Tratamento da Água nos Processos de Abastecimento Público e Produtivo no Brasil com a participação de especialistas no assunto e de diversas lideranças políticas, como o prefeito de Indaiatuba e presidente do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira, que discutirão alternativas e caminhos a serem seguidos, contribuindo para ampliar os debates e propostas sobre o tema.

 

Para o presidente da IBE Conveniada FGV, Heliomar Quaresma, sediar um evento deste porte comprova o compromisso da escola de negócios com o tema sustentabilidade. Segundo ele, grandes empresas ambientalmente corretas mudaram suas ações perante o meio ambiente e também as relações com seus colaboradores. “A transformação de cultura de uma organização genuinamente sustentável é tão visível e palpável, que seus próprios integrantes lutam pela manutenção desse compromisso com o ambiente ao mesmo tempo que atrai novos talentos, especialmente em períodos de crise”, disse.

 

Ainda em 2013, a IBE Conveniada FGV lançou o livro Top Projects durante o 1º Prêmio de Excelência Acadêmica com os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso com o viés de sustentabilidade alinhado ao desenvolvimento econômico e à geração de emprego e renda. No ano passado, uma segunda edição foi lançada contemplando os melhores trabalhos de 2013.

Em junho deste ano, a escola vai lançar uma nova edição com os TCCs de 2014. “Hoje, podemos dizer que a IBE Conveniada FGV é uma organização que visa à sustentabilidade. Está em nosso DNA, em nossa visão e missão”, concluiu Quaresma.

 

O seminário acontece na quinta-feira, 7 de maio, quinta-feira, das 9 às 16 horas, no auditório da IBE Conveniada FGV, localizada na Rua José Paulino, 1.369, Centro, em Campinas. A participação é gratuita. Mais informações e inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 3799-6913.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

 

9:00 às 11:00 > Painel I – Políticas Públicas, Financiamento e Regulação

Moderadora: Joísa Campanher Dutra, Coordenadora do CERI – Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura, da FGV

Participações:

Paulo Ferreira – Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades*, Vinícius Benevides – Presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação – ABAR*, Rogério Tavares – Diretor Executivo de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal – CEF* e Gilmar Machado – Vice Presidente para Assuntos de Água da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP

 

11:00 às 13:00 > Painel II – Tecnologia e Inovação em Saneamento Básico

Moderadora: Solange Monteiro, Editora da Revista Conjuntura Econômica, da FGV/IBRE

Valdir Folgosi – Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental – SINDESAM*

Participações:

Jorge Amin – Diretor Regional-SP da AEGEA*, Mauro Cruz – CEO da GE Water* e Édson Carlos – Presidente do Instituto TRATA BRASIL*

 

13:00 às 14:00 > Almoço

 

14:00 às 16:00 > Painel III – Gestão Sustentável de Recursos Hídricos no Brasil

Moderador: Haroldo Mattos de Lemos, Coordenador do Curso de MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da FGV e Presidente do Instituto Brasil PNUMA

Participações:

Ney Maranhão – Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA – Ministério do Meio Ambiente*, Reinaldo Nogueira – Prefeito de Indaiatuba e Presidente do Consórcio PCJ*, Anícia Pio – Gerente de Meio Ambiente da FIESP*, Hamilton Amadeo – Presidente da AEGEA* e Gesner Oliveira – Diretor da GO Associados*.

 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0