Desenvolver uma carreira sustentável nos dias atuais é estar em sintonia com os valores éticos, as crenças e a missão da organização para qual está trabalhando. Um profissional sustentável, além de eficiente, gera retornos quantitativos e, principalmente, qualitativos para uma empresa.

Falar na relação de sustentabilidade entre profissional e empresa é pensar em uma troca justa e de desenvolvimento para ambos – a valorização de questões exclusivamente de salário e de benefícios ficaram no passado. Hoje, o que um funcionário busca é a identificação com a causa da organização, a satisfação de conviver bem no dia a dia com os colegas, um bom clima organizacional para desempenhar as atividades, e que receba investimentos para o desenvolvimento de sua carreira.

De acordo com Nelson Vieira, master coach e palestrante motivacional, para ter uma carreira sustentável é preciso gostar do que faz, e o retorno financeiro será  uma consequência do reconhecimento do mercado e do trabalho que executa com prazer. “Se uma pessoa faz o que não gosta, precisará de muito esforço para obter sucesso, o que pode acarretar em doenças físicas e mentais, impactando diretamente na satisfação e na felicidade”, alerta.

 

Postura do profissional

 

Ética, respeito, espírito de equipe, cumplicidade e conhecimento técnico são alguns dos elementos que fazem com que um profissional tenha uma postura sustentável em relação à empresa onde atua. Esta conduta só é possível por meio do desenvolvimento das competências de cada um, alimentando colaboradores mais autoconfiantes, gerenciáveis por si próprios e com capacidade de atualização.

“Quando falamos em liderança sustentável, por exemplo, estamos citando o profissional que consegue desenvolver pessoas, transmite conhecimento, tudo isso atrelado aos objetivos da empresa”, explica Caroline Calaça, diretora da Development e especialista em Coaching Corporativo.

Para a diretora, planejar a carreira é uma premissa para ter uma vida profissional sustentável. “Quando o indivíduo tem uma noção de onde quer chegar, de tempos em tempos, faz com que o planejamento seja gradual. É importante estabelecer alguns marcos para que saiba quais serão as etapas fundamentais para chegar onde deseja”, indica Caroline.

Empresas e profissionais são organismos vivos, portanto, ter atitudes sustentáveis para a carreira e para os negócios é buscar o equilíbrio entre as pessoas e o contexto social.

Fonte: Seja um profissional sustentável | Portal Carreira & Sucesso

REMOVER TODOS
COMPARE
0