Seis dicas para lidar com erro no trabalho

Seis dicas para lidar com erro no trabalho

 

Só não erra quem não faz. Realmente não dá para acertar o tempo todo, ainda mais nos dias de hoje, em que os profissionais são multitarefas, exigem mais de si mesmos e são cada vez mais cobrados pela equipe, clientes e superiores.
Mas, é fundamental ficar atento porque, no mercado de trabalho, erros não corrigidos podem terminar até em demissão. Assim, é necessário tomar as medidas certas para evitar o pior. O importante é analisar a situação, assumir a responsabilidade, propor uma saída e aprender com o fato.
A política de cada empresa é que determina as consequências de cada falha, por isso é necessário que o colaborador conheça bem o perfil da companhia, o seu estatuto e, principalmente, tenha, sempre, certeza daquilo que está sendo feito.
No ambiente de trabalho, quando o erro é cometido por alguma desatenção e não por falta de treinamento ou instrução, o colaborador pode ser responsabilizado. Isso porque, em determinadas condições, uma falha pode gerar consequências graves, como riscos de morte ou de negócios.
É preciso ficar atento. É a compreensão dos motivos que levaram ao erro e da extensão dos danos que possibilitam uma solução mais sensata e definem o futuro da carreira do colaborador.
O desespero não leva a lugar algum e, esconder a falha, só adia as consequências do problema. Portanto, a regra número um é contar imediatamente o que aconteceu. A humildade para falar gera efeitos positivos no meio de uma situação ruim. É melhor que a situação seja contada pelo trabalhador, e não descoberta por uma investigação ou boatos. O modo que o gestor descobre o erro também influencia na sua decisão.
Há mais de dez anos atuando com inteligência organizacional e recrutamento estratégico e especializado, já presenciei diversas situações, por isso digo que recorrer à pessoa certa é fundamental nesse processo.
Em uma conversa franca, o profissional deve contar se a falha foi uma busca do acerto ou se foi resultado de uma distração, pois mesmo tendo errado, sua maturidade para assumir a responsabilidade pode gerar uma segunda chance. Ninguém acerta 100% todo o tempo.
É importante, ainda, levar um plano B para resolver a situação. A companhia precisa saber o que o profissional tem para propor perante o prejuízo. Mais do que isso, ele deve ser primeiro a fazer parte da solução e implantar medidas preventivas para reduzir as chances de errar de novo.
As empresas também devem estar preparadas. O erro é sujeito a todos, tanto ao gestor quanto ao colaborador. No entanto, com as modificações provocadas pela geração Y, as empresas também precisam ter ciência de que tudo deve ser muito democrático, pois ela corre o risco de perder um bom profissional por um fato isolado.
No final, o mais importante, é tirar lições com o fato ocorrido ou com as ações colocadas em prática para resolver o problema. É normal errar, mas viver errando com certeza pode arruinar uma carreira.
Confira as ações indicadas para lidar com o erro:
Analise os fatos e pondere a extensão do problema
Reporte o ocorrido imediatamente à pessoa certa
Assuma a responsabilidade em uma conversa franca
Não tenha medo de expor sua falha perante a equipe
Proponha uma solução e se empenhe nela
Aprenda com o erro e se fortaleça para prosseguir
Fonte: Panorama de Negócios

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