Desenvolvendo O Autoconhecimento

Quando um ano termina e outro começa, o clima de renovação acaba por contagiar boa parte das pessoas. Nesse momento de reflexão, uma boa ideia para estabelecer propósitos para 2019 é dedicar-se ao autoconhecimento.

Segundo a coach Regiane Atisano, isso significa “proporcionar a si mesmo uma visualização clara dos seus pontos individuais, a fim de aumentar a autoconfiança, quebrar crenças limitantes, conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva”.

Se há algumas décadas a importância estava basicamente na competência técnica, atualmente há uma valorização do autoconhecimento nas mais diversas relações interpessoais, inclusive nas profissionais.

Mais do que certificações e diplomas, são as soft skills – também conhecidas como habilidades interpessoais – que estão ditando comportamentos e caminhos no mercado.

Elas são combinações de habilidades particulares, aptidões mentais, emocionais e sociais desenvolvidas a partir das experiências individuais que cada indivíduo recebeu (e ainda recebe) durante a vida, como grau cultural, educação, ensinamentos e valores familiares.

De acordo com Regiane, essas habilidades “são difíceis de quantificar, pois são subjetivas, próprias da personalidade do indivíduo. Seu destaque nesse momento se dá devido à complexidade da sociedade moderna”. Para desenvolver as soft skills são utilizados, popularmente, os processos de coaching e mentoring.

coaching surgiu com maior ênfase no mundo empresarial, como uma forma de ampliar o potencial dos profissionais. Ganhou destaque por se tratar de um método de curto prazo e que pode ser aplicado individualmente ou em grupo, segundo Regiane.

Ambos, coaching e mentoring, são técnicas de aprimoramento pessoal e profissional e, apesar de utilizarem conceitos da psicologia, complementam sua atuação com outras ferramentas, a fim de construir objetivos futuros individuais, não partindo de uma visão apenas terapêutica, mas também prática.

 

Coaching

É um conjunto de procedimentos utilizados para alcançar objetivos pessoais e profissionais, focado em treinamento e orientação, com tarefas e objetivos específicos a cada etapa. Envolve o coach (profissional que conhece o processo e orienta) e o coachee (pessoa que deseja atingir as metas).

coach possui um mix de recursos, fundamenta-se em algumas ciências humanas, como filosofa e sociologia, e utiliza técnicas de administração, gestão de pessoas, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, etc.

Quando aplicadas, essas ferramentas auxiliam na definição dos passos para se chegar aonde deseja. É como um “aconselhamento” e pretende ativar talentos adormecidos e desacreditados.

Mentoring

É conduzido por um mentor, que é um profissional com conhecimento em determinado tema/segmento. Por meio de conversas, o mentor, que é mais experiente, ajuda e orienta, transferindo seu conhecimento para o mentorado, que está no papel de aprendiz. É como uma “tutoria” e é um processo de capacitação.

A orientação é manter-se atento(a) às oportunidades e conhecer as próprias habilidades para poder chegar a um objetivo. Assim, o caminho se torna mais fácil e direto.

A busca por conhecimento é fundamental para progredir com a autodescoberta e desenvolver todas as skills necessárias para uma nova rotina e renovar o estilo de vida.

Fonte: Blog Assaí

REMOVER TODOS
COMPARE
0