EDUCAÇÃO

Saiba as características de um bom negociador

Professor ensina como se tornar um bom negociador

16/05/2014 | – Atualizado em 16/05/2014 – 20h15 Vinícius Braghetto Agostini

Foto: Divulgação

Leandro Garcia é professor na IBE-FVG

Leandro Garcia é professor na IBE-FVG
Em algumas situações do nosso cotidiano, precisamos ser bons negociadores. Quando se pensa em negociação, logo nos vêm  à cabeça aquelas salas de reuniões com propostas de fornecedores. Mas a negociação envolve muito mais do que uma sala repleta de diretores, gerentes e fornecedores.
Para Leandro Garcia, professor dos cursos de MBA e Pós Graduação da IBE Conveniada FGV, o bom negociador precisa motivar o profissional a agir, ou seja, é o resultado que se espera em uma negociação pelo ponto de vista pessoal, como por exemplo, um reconhecimento financeiro.
Além disso é imprescindível ser atento aos objetivos definidos pela empresa. Eles são o que se espera do representante da empresa, como por exemplo uma economia e maior concessão de descontos.

Os grandes negociadores ao redor do mundo possuem características e perfis semelhantes entre si. Segundo Garcia, eles planejam múltiplas opções, fazendo com que o negociador jamais entre numa negociação com apenas uma alternativa. Isso jamais pode acontecer porque o seu poder de barganha será pequeno e fácil de ser rebatido.

Além do mais, o bom negociador precisa:

1.Conhecer muito bem o tema que está negociando, pensando a longo prazo e focando no relacionamento objetivando um crescimento duradouro nas relações profissionais e visando parcerias.
2.O negociador experiente sabe ouvir e fazer perguntas, testando constantemente se existem pontos contraditórios ao que está sendo falado ou o que está sendo ouvido.

Por fim o professor Garcia afirma que “o sucesso em uma negociação resulta da habilidade de se sentir bem, negociando ou resolvendo conflitos, não importa que importância o assunto venha a ter. Olhe sobre diversas perspectivas, olhar para uma situação sob novas perspectivas tem o poder de mudar o que antes parecia impossível”.

Fonte: http://www.rac.com.br/_conteudo/2014/05/especiais/educacao/175997-saiba-as-caracteristicas-de-um-bom-negociador.html
REMOVER TODOS
COMPARE
0