Marco Barbosa Debate Logistica Ibe Conveniada Fgv Americana

Os desafios e as tendências de uma das áreas mais decisivas para o crescimento e sobrevivência das empresas hoje em dia estiveram em pauta no evento A Dimensão Estratégica da Logística e Supply Chain Management, que aconteceu na noite de terça-feira (23), na IBE Conveniada FGV de Americana.

O debate foi conduzido por três especialistas na atividade: o coordenador do MBA de Logística da FGV, Jamil Moysés Filho, além de Sérgio Fernandes e Marco Barbosa, ambos profissionais com vasta experiência em grandes empresas e instituições nacionais e multinacionais. Com um alto incentivo à participação do público presente, o encontro possibilitou uma troca intensa de informações e insights sobre o tema em foco.

Moysés Filho foi o responsável pela abertura, na qual relembrou um pouco da história da Logística, desde seu surgimento, em um contexto bélico, até o desenvolvimento rumo ao momento atual, no qual sua relevância é evidente e conhecida em todo um cenário corporativo-industrial. O professor ainda reforçou a complexidade do setor e as vantagens econômicas proporcionadas por um crescente número de elos dentro de uma cadeia de suprimentos.

Sérgio Fernandes assumiu a apresentação na sequência, na qual compartilhou sua vivência atual dentro de uma multinacional alemã com atuação no Brasil. Ele mostrou como a falta de regras bem definidas e padronizações inteligentes no país, aliadas a problemas governamentais de gestão, dificultam as operações em nosso território, principalmente em armazenagem e transporte. A demanda da Logística 4.0 por profissionais cada vez mais analíticos, resilientes e dispostos a investir em sua própria capacitação, inserida no contexto da Indústria 4.0, foi outro tema de destaque.

Sérgio Fernandes foi um dos convidados do evento “A Dimensão Estratégica da Logística e Supply Chain Management” (Crédito: IBE Conveniada FGV/Divulgação)

Quem fechou as minipalestras foi Marco Barbosa, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado. O Diretor Geral da multinacional italiana Came Group lembrou a todos os presentes que, apesar de ser uma das economias mais fortes do mundo em termos absolutos, o Brasil ainda precisa subir muito sua posição no ranking mundial de infraestrutura em transportes, principalmente no que diz respeito à sua grande dependência pelo sistema rodoviário. Esse problema, que se estende há décadas, inclusive contribuirá com o gargalo logístico que o país certamente enfrentará caso o crescimento econômico seja retomado, segundo o especialista.

“Percebemos como é importante buscar inovação e investir em planejamento, mas a área de Logística ainda é muito carente nesses aspectos, na minha opinião. Falta um pouco de interação entre empresas – a logística colaborativa no Brasil ainda está engatinhando, e isso precisa ser mais fomentado. Eventos como esse ajudam muito esse cenário a evoluir”, afirma Ana Maniaes, analista de transporte que esteve presente no debate.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: http://www.ibe.edu.br/

REMOVER TODOS
COMPARE
0