Redução de custos atrai profissionais ao Coworking

Redução de custos atrai profissionais ao Coworking

Dividir espaço e também ideias e experiência. Esta é a proposta do coworking, uma tendência global de compartilhamento de escritórios, onde profissionais autônomos, empreendedores e startups dividem um espaço de escritório, reduzindo custos e aumentando o networking.
A proposta é compartilhar o espaço de trabalho com toda a infraestrutura necessária, como salas de reunião, impressoras, internet e até mesmo serviços de recepcionista e café, o que diminui drasticamente o custo inicial para se montar e manter uma empresa. Em Campinas este serviço é oferecido pela berlim.co, empresa localizada em uma área estratégica e de fácil acesso na cidade.“Um espaço físico para troca de informações, dicas e experiências é muito enriquecedor, principalmente para quem está começando. Muitos projetos e negócios podem surgir dessa interação. Nós oferecemos uma comunidade que estimula essas parcerias entre os membros e é fortalecida por eventos, cursos, workshops e outras atividades”, explica o diretor da berlim.co, Denis von Brasche.
Uma pesquisa feita recentemente pela PUC-RS em parceria com a Deskmag (revista especializada alemã) e o Movebla (mídia especializada em coworking) revelou que 97% das pessoas que utilizam o coworking acha justo o custo benefício do aluguel do espaço. O levantamento mostra ainda que 62% dos que aderiram ao método de trabalho ampliaram seus contatos, 71% já compartilharam conhecimento entre os outros profissionais e 50% afirmam que aumentaram sua criatividade. “O que mais me entusiasma é a troca de experiência com pessoas que desenvolvem seus trabalhos, além de vislumbrar novas oportunidades. O ambiente é facilitador do networking”, afirma o coworker Jeancarlo Cerasoli, designer de experiência que utiliza o espaço e também participa em projetos de cursos realizados no local.
O coworking já existe em mais de 69 países. No Brasil, 47% das pessoas que utilizam esse método de trabalho são empreendedores ou empresários. A maioria deles (67%) são homens com ensino superior completo, e a faixa de idade mais adepta vai dos 29 a 36 anos (40%), enquanto que 35% tem entre 21 a 28 anos. “O coworking é um dos modelos de trabalho que mais cresce no mundo todo, pois é compatível com a nova economia criativa e a forma de trabalho de freelancers, criativos, startups e nômades digitais”, explica Denis von Brasche.
Localizada em Campinas, a berlim.co oferece infraestrutura completa para o desenvolvimento profissional dos mais variados setores. Além dos materiais de escritório, a berlim.co ministra cursos e palestras periódicos sobre empreendedorismo, tecnologia, marketing, design e também suporte para empreendedores estrangeiros que pretendem montar negócios no país.

Fonte: Panorama de Negocios

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645