Redes sociais retratam eleição mais polarizada da história

Redes sociais retratam eleição mais polarizada da história recente do Brasil, afirma FGV/DAPP

O monitoramento da FGV/DAPP identificou no Twitter em todo o mundo 3,5 milhões de postagens a Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no dia da eleição, sendo 2,9 milhões no Brasil.

Na expectativa pelo resultado das eleições presidenciais – as mais disputadas e polarizadas do Brasil desde a redemocratização –, os cidadãos brasileiros marcaram presença de forma maciça nas redes sociais ao longo do último domingo, dia 26.

O monitoramento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) identificou no Twitter em todo o mundo 3,5 milhões de postagens a Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no dia da eleição, sendo 2,9 milhões no Brasil. Houve referências aos candidatos nas Américas, na Europa, África, Ásia e Oceania. Dentro do país, Dilma teve vantagem no volume de menções, enquanto Aécio teve um leve predomínio em outras nações.

A demora na revelação dos dados da votação – ocorrida a partir das 20h – só ajudou a impulsionar a participação brasileira na internet. Com a provável vitória de Dilma por baixa margem, houve uma reviravolta nas menções, fazendo com que a atual presidente superasse Aécio, que antes estava à frente nas postagens. A confirmação de que Dilma havia sido reeleita promoveu uma explosão de menções à candidata do PT, inclusive em regiões nas quais perdeu em votos para Aécio.

O debate nas redes revelou, ainda, as altas expectativas geradas em torno da candidatura vencedora, mobilizadas pela discussão de uma nova agenda situada entre a continuidade de conquistas obtidas nos últimos anos – sobretudo em relação à redução da pobreza e ao aumento da renda –, e a mudança para fazer avançar pautas urgentes na sociedade, como a agenda dos serviços públicos, a melhoria das expectativas em relação à economia e a transparência. A nuvem mostra a expectativa gerada em torno da candidata eleita, Dilma Rousseff. Termos como “futuro”, “novo”, “mudar” e “melhorar” evidenciam a demanda por mais avanços em relação a conquistas recentes. Já as menções a “povo”, “pobre”, “continua” e “bolsa família” chamam atenção para a necessidade de preservar melhorias obtidas na última década.

Fonte: FGV Noticias

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645