Receita de sucesso segundo professor da FGV, Robson Paniago

ROBSON PANIAGO

Vocês procuram a fórmula do sucesso e encontrá-la não é algo difícil. No fundo acreditamos em receitas fáceis e fórmulas de gurus que impressionam. Um deles pede aos participantes que pisem na brasa. O outro diz que o importante é olhar nas estrelas e pisar na terra… Tem uns que dizem que a receita do sucesso é voar como os gansos, em forma de ‘v’ e quando o líder está cansado cede espaço ao próximo! Poderia ficar recitando intermináveis receitas de sucesso e difundir uma fórmula top secret de dez passos do sucesso, mas…  Pare e pense comigo.

Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco, teve sucesso porque acreditou no seu negócio e apesar de ter apenas uma mínima formação acadêmica investiu e trouxe pessoas de conhecimento universitário para sua organização, inclusive de administração.

Posso lhes dizer, por experiência própria, que para ser um bom administrador não preciso estudar administração, mas ao ter tino comercial e perceber as nuances do meu negócio, vou às melhores escolas de negócio e contrato bons administradores. A receita de sucesso é aprender com os insucessos e também acreditar em três palavrinhas mágicas: Trabalho, saúde  e educação. Trabalho porque o sucesso vem para aqueles que lutam e acreditam nos seus sonhos e fazem de tudo por torná-los realidade, não importa sua idade e nem em que momento. Importa que perseverem naquilo que acreditam.

Saúde porque aliado à vontade de trabalhar devemos ter boa saúde para conseguir realizar os sonhos sonhados, tornando-os realidade. E educação porque uma sociedade só se destaca e desenvolve através e com a educação.

Temos que investir em educação e transformar a sociedade brasileira. Qualificar a mão-de-obra e investir em cursos tecnológicos e boas universidades são investimentos que dão retorno. Solidificar mundialmente a marca ‘Made in Brazil’ e valorizá-la em termos  de sermos competitivos na área agroindustrial, aeroespacial, no futebol etc. e tudo de bom que somos.

Outra vertente importante é melhorar a saúde e para isso precisamos de bons dirigentes que invistam efetivamente nesse quesito. Bons médicos e bons administradores nos hospitais. Precisamos também acreditar mais nas pessoas de sucesso no Brasil e melhorarmos nossa baixa autoestima. Aplicar conceitos inovadores de salários diferenciados aos professores, sendo o salário diretamente proporcional ao seu desempenho em sala de aula, como nas empresas. Nesse  sentido, tem que atuar com uma visão estratégica. O Brasil nunca esteve tão preparado para o salto de qualidade como agora a se tornar um país desenvolvido. A receita de sucesso é trabalho, saúde e muita educação.
* ROBSON PANIAGO é Administrador Tecnológico & Social.
Fonte: Jornal de Jundiaí

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645