CARREIRA
Veja 5 passos para ser feliz profissionalmente
Psicóloga dá dicas para quem quer trilhar uma carreira e obter satisfação em sua profissão
Confira as dicas da especialista em gestão de carreira para quem quer passar longe da frustração profissional:
1) Defina Datas
Estabeleça um período, um tempo, para nortear sua caminhada profissional. Faz parte do processo avaliar-se. Uma das características de um bom gestor ou de um bom líder é a chamada inteligência intrapessoal, que se trata da capacidade do profissional de refletir sobre si mesmo.
“Você deve sempre refletir e avaliar: por quê estou aqui? Que tipo de profissional eu quero ser?”, diz Rasera. Segundo ela, as respostas para essas perguntas definirão sua missão de vida e seus valores.
2) Definir sua Meta
Para definir a meta, o profissional deve refletir: onde eu quero chegar. “Não tem certo, não tem errado. As pessoas têm o direito de escolher o que querem, seja dinheiro, um cargo de liderança, um empreendimento ou tornar-se um técnico muito bom”.
É importante lembrar que existem metas que exigem o estabelecimento de ‘mini-metas’. “São as metas de longo prazo. Para tornar-se diretor, é necessário passar por analista, supervisor, gerente, etc”.
3) Identifique suas Competências
“Composto pelo famoso CHA – competências, habilidades e atitudes. O profissional deve-se perguntar: para conseguir aquela meta, o que preciso desenvolver em mim?”. Eline Rasera aponta o fato de que as pessoas, em geral, não sabem identificar suas falhas para corrigi-las. “Aqui se exige a chamada inteligência emocional. Trata-se de desenvolver a consciência de que é necessário mudar algumas coisas, mas que isso não está relacionado à falta de competência individual”, completa.
4) Plano de Ação
Aqui, a prática não substitui a teoria e o interessado deve arregaçar as mangas e listar tudo no papel. “Tudo escrito! Não adianta botar na cabeça: ‘Quero fazer tal curso ou tal profissionalização. Você tem dinheiro pra isso? A resposta não pode ser ‘ah, não pensei nisso’”.
5) Ação
Agora, é partir para o abraço e por em prática seu plano de ação. A especialista, entretanto alerta: “É importante saber que se precisa ter um mínimo de satisfação na escolha da profissão. Caso contrário, não valerá à pena!”, completou.