RAC divulga matéria com Rita Ritz sobre festas de fim-de-ano

NETWORKING

Além da descontração

Festa de fim de ano pode ser ambiente cheio de oportunidades para a carreira

23/12/2013 | – Atualizado em 23/12/2013 – 17h18

Foto: Divugação

Festa de fim de ano pode ser ambiente cheio de oportunidades para a carreira

Festa de fim de ano pode ser ambiente cheio de oportunidades para a carreira
Aproveitar a festa para comemorar os bons resultados do ano e, ainda, ampliar a rede de contatos e chamar a atenção do chefe. As confraternizações de fim de ano são um ambiente cheio de possibilidades e, se utilizados da forma correta, podem ajudar a quebrar barreiras e paradigmas no relacionamento entre líderes e liderados. Trata-se de uma oportunidade a mais do profissional mostrar o seu valor e alavancar a carreira através da expansão do networking.A especialista em desenvolvimento organizacional da IBE Conveniada FGV, Rita Ritz, afirma que as festas podem ser utilizadas para se obter alguns avanços profissionais. Porém, a pessoa não pode se esquecer de que aquele é um ambiente descontraído e algumas barreiras devem existir e outras não. “Bom senso, essa é a receita. Isto vale para todos, tanto para liderados como para líderes. Todos devem saber que, apesar de ser um momento de confraternização, de festa continua sendo um evento promovido pela empresa, portanto, continua sendo um evento organizacional”, ressalta.

Para a diretora da Business Partners Consulting, Viviane Gonzalez – especialista em recrutamento de executivos –, o momento deve ser visto como uma oportunidade de aproximação pessoal e não profissional. “A pessoa não deve falar em assuntos relativos ao trabalho, o que planeja, os problemas que enfrenta e com age no dia adia. É um momento para gerar confiança e credibilidade pessoal, uma relação mais próxima e é essa aproximação que pode gerar frutos no futuro”, diz.

Segundo as especialistas, o principal desafio é encontrar o equilíbrio entre aproveitar a festa e obter algum avanço. Para elas, a pessoa deve fazer as duas coisas: aproveitar o momento para se divertir e promover o networking, mas também deve ter postura profissional. Exageros com comidas e principalmente bebidas não são bem vistos e podem atrapalhar o profissional. O cuidado com as roupas também deve ser constante. “Sempre é bom verificar o traje indicado pela empresa. Pense sempre que se a atitude durante a festa puder te deixar envergonhado no dia seguinte, então é melhor evitar. Lembre-se de que os acontecimentos nestes eventos não serão apagados no final da festa, ele acompanhará a memória dos participantes por um longo tempo”, enfatiza Rita.

Para um funcionário que ocupa um cargo abaixo na hierarquia, esse momento pode ser utilizado para gerar aproximação com os chefes. Porém, é preciso bom senso. “Não force nenhum contato, perceba se a outra pessoa está disponível para o contato, caso contrário é melhor não insistir, pois, poderá parecer inconveniente ou simples agrado. Aproxime-se com respeito e aproveite momentos mais descontraídos nos quais possa se aproximar”, orienta Viviane.

Perceber quando um funcionário está querendo apenas se aproximar para ter algum benefício é tarefa simples. Assim, tudo deve ser feito com o máximo de sutileza e nenhuma situação deve ser forçada. “Aproveite a oportunidade para desenvolver melhor sua percepção em relação às outras pessoas, como elas agem, o que fazem. Durante as conversas, procure descobrir do que as pessoas gostam e aborde temas relacionados a isto”, aconselha Rita. “É preciso formar um vínculo. Isso cria laços que podem se aprofundados e transformados em uma preciosa amizade. Mas tudo deve ser feito com sinceridade, pois, as pessoas percebem rapidamente quando estas atitudes são empreendidas de maneira falsa e isso as afasta ao invés de aproximá-las”, diz.

As especialistas concordam que o investimento em relacionamento deve ser constante. “Isso pode fazer com que o funcionário, além de subir na carreira, também ganhe novos amigos e amplie sua rede de contatos. Essas pessoas serão suas amigas não somente enquanto você estiver na empresa, mas também quando não estiver mais”, enfatiza Viviane.

Dicas para construir um bom networking na festa

1) Cuidado com o linguajar: evite palavrões e piadas picantes. Nem todos gostam ou se sentem à vontade com isto.

2) Não faça comentários pejorativos de outros colegas para tentar aproximação com o chefe.

3) Cuidado como que postar na internet, não coloque fotos nem comentários que possam comprometê-lo ou constranger os colegas.

4) Tenha bom senso: saiba os limites de aproximação

5) Utilize momentos de atividades em grupo para se aproximar

6) Não force nenhum relacionamento

7) Use roupas discretas e não abuse da bebida ou comida

 

Fonte: http://www.rac.com.br/_conteudo/2013/12/especiais/educacao/136723-alem-da-descontracao.html

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645