EDUCAÇÃO
Precisa-se de profissionais multitarefas
O dinamismo e a globalização, que há tempos afetam o mercado de trabalho, contagiaram também os profissionais, seja qual for a área de atuação.
Trata-se de uma nova tendência no mercado profissional, ligada aos avanços tecnológicos e à própria globalização que levam esta busca, atrelado ao fato das empresas otimizarem seus recursos através da tecnologia, processos e mão de obra onde a premissa, hoje, é fazer mais com menos.
Outro ponto que contribuiu para a mudança nas empresas foi a chegada das novas gerações, as Y e Z, cada vez mais presentes e atuantes no mercado de trabalho em diversas funções, desde tática e operacional até os níveis mais estratégicos, em que a característica principal é a capacidade de lidar e realizar várias tarefas. Essa geração cresceu sabendo manipular várias janelas no computador ao mesmo tempo, falando ao celular e ouvindo música. Situações como essa deram a eles uma capacidade enorme de gerenciar várias situações ao mesmo tempo, uma característica muito valorizada no mercado atual. Por isso, é cada vez mais comum pessoas jovens em cargos de liderança.
Contudo a habilidade de ser multitarefas não funciona em algumas posições. O sucesso vai depender da atividade ou da área que o colaborador atua. Para pessoas que executam tarefas específicas, em que o grau de conhecimento deve ser aprofundado, quanto maior a especialização, melhor. O multiconhecimento, então, só terá efeito para quem trabalha em áreas dinâmicas, em que o cenário em constante mudança necessita de decisões rápidas e até mesmo imediatas, características muito presentes em cargos de liderança. Na visão da empresa, independentemente da área, quanto mais o profissional estiver preparado e com o máximo de conhecimentos, maior o número de oportunidades e desafios que ele poderá assumir. Esses são os profissionais que vão liderar e não ser liderados.
O profissional multitarefa deve ser constantemente estimulado a conhecer mais. Para isso, o requisito inicial é que o profissional possua uma visão geral da empresa e queira agir sempre pela equipe.
A multifuncionalidade não só é uma vantagem, mas uma meta que as empresas têm perseguido. Essa é uma mudança de cultura tanto para as empresas quanto para seus funcionários. Ela é uma exigência do mercado de trabalho, considerando que o profissional deve ter muito mais do que só o desenvolvimento de tarefas e funções pertinentes ao cargo, mas, principalmente, a capacidade de apreender novos conhecimentos e estar preparado para oferecer soluções aos diversos problemas enfrentados pela organização.
Um passo importante para se tornar um multitarefas é se envolver em projetos de outras áreas. Não tenha medo de arriscar, o erro é o melhor ensino. Porém, a observação e planejamento são fundamentais para alcançar objetivos.
Cinco passos para se tornar multitarefas:
1) Aprenda mais: esteja sempre atendo a tudo que acontece e procure se informar de todos os processos
2) Seja humilde: para aprender, é preciso ter muita humildade e aceitar correções com naturalidade
3) Ouça mais: quem fala transmite, quem ouve absorve
4) Seja bem humorado e comunicativo: pessoas com alto astral conquistam mais facilmente e conseguem convencer as outras a transmitir conhecimento
5) Tente, erre, tente de novo: a melhor forma de aprender é com os erros. Use a criatividade e experimente, mas tenha cautela para não errar demais. Por isso, é bom seguir as outras orientações para sempre ter certeza do que está fazendo.