Quer Aumentar Suas Chances De Ser Efetivado Invista Em Um Mba.jpeg

Todo profissional contratado em regime de experiência ou estagiário deseja ser efetivado. No entanto, nem sempre a oportunidade aparece, seja pela falta de vagas ou pela preferência da empresa por outra pessoa. Para aumentar as chances de ser efetivado, uma boa saída é cursar um MBA.

O MBA é um tipo de especialização com foco em administração e gestão de negócios. Ao longo do curso, o aluno recebe aprofundamento teórico e prático em técnicas de liderança, finanças e outras disciplinas que o preparam para assumir cargos de gestão no mundo corporativo.

Entre as opções de MBA, existem algumas cuja grade curricular é dividida entre duas áreas de conhecimento. Um MBA em Gestão Empresarial, por exemplo, terá módulos sobre marketing, gestão de pessoas, economia, além das tradicionais disciplinas de gestão de negócios.

Profissionais com essa formação têm grande valor no mercado, pois adquirem visão macro dos negócios e possuem capacidade de se adaptar a qualquer cenário. Pensando nisso, montamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre as vantagens de um MBA. Interessado? Acompanhe o post!

Por que profissionais com MBA são mais procurados?

Segundo uma pesquisa do ManpowerGroup, 61% das empresas têm dificuldades para encontrar talentos realmente capacitados. Daí a grande vantagem de ter um MBA no currículo: o curso oferece o preparo que o mercado precisa, permitindo que o profissional direcione sua carreira para ocupar as melhores vagas oferecidas pelas organizações.

Empresas buscam pessoas que já cheguem plenamente capazes de exercer cargos com habilidades de gestão, porque nem sempre há tempo hábil para desenvolver competências e criar programas de treinamentos adequados. Se o profissional já estiver preparado para a função desde o primeiro momento, será capaz de gerar resultados imediatos, além de uma enorme economia para a companhia.

Quando se fala em efetivações ou promoções, ter um MBA também é primordial. Na hora de escolher entre dois profissionais para uma única vaga, aquele que buscou preparo acadêmico certamente sairá na frente.

Quais são os principais benefícios do MBA?

Além de aumentar as chances de ser efetivado, o MBA traz excelentes benefícios para o seu plano de carreira como um todo. Afinal, caso a oportunidade que você tem em vista na sua empresa atual não dê certo, há ainda um mar de possibilidades para você realizar suas ambições e conquistar o cargo com o qual sempre sonhou.

Confira a seguir algumas das principais vantagens da especialização em negócios:

Networking qualificado

Ao longo do curso, você estará em contato com outros profissionais igualmente experientes e qualificados. Todos eles buscam uma chance de alçar voos maiores na carreira, e estar em contato com esse tipo de pessoa é fundamental para se inspirar, manter o foco e buscar atuar em alta performance.

Isso sem falar que esses colegas provavelmente já passaram por diversas empresas de todos os segmentos e tamanhos, o que favorece o networking para buscar novas oportunidades.

Dentro da sala de aula, cada aluno fica totalmente concentrado nos debates promovidos pelo professor, o que facilita a absorção e imersão nos conteúdos. Discussões e trabalhos em grupo são ótimas alternativas para trocar ideias e experiências com os colegas, a fim de aprender coisas novas e reforçar a rede de contatos.

Contato com professores renomados

Além dos colegas, também é fundamental aproveitar ao máximo o contato com os professores. Em cursos de MBA, eles normalmente são mestres ou doutores em sua área de atuação, além de terem grande relevância no mercado de trabalho. Dessa forma, conseguem aliar teoria à prática e propor desafios que levam aos alunos a realidade do dia a dia, sem se ater apenas a livros e teorias.

Não deixe passar a oportunidade de conversar com esses profissionais — apenas assistir às aulas seria um grande desperdício. Pergunte sobre suas experiências, peça conselhos para evoluir suas competências e mostre a eles seus projetos pessoais. Assim, eles se transformam em verdadeiros mentores, capazes de elevar a sua carreira a um nível superior.

Autoconhecimento

Um MBA não aborda apenas competências técnicas mas também ajuda o aluno a desenvolver habilidades comportamentais essenciais para cargos de gestão. Entre elas, estão a capacidade de liderança, comunicação e a inteligência emocional.

Essa é uma excelente oportunidade de conseguir autoconhecimento e, assim, se tornar um profissional mais completo. Qual é o seu perfil de liderança? Como você lida com situações de pressão? Você é competitivo ou colaborativo? Todas essas perguntas podem ser respondidas ao longo das discussões promovidas no MBA.

Dessa forma, o aluno consegue identificar suas maiores forças e fraquezas, traçando um plano de ação para evoluir seus gaps de competências e se preparar melhor para o mercado. Ao aplicar o aprendizado na prática, os resultados na carreira são rápidos e evidentes.

Imersão nas tendências do mercado

O MBA é um excelente lugar para se atualizar a respeito das principais tendências do mercado. Com a transformação digital e as rápidas mudanças nas relações de trabalho, as práticas de liderança e tecnologias para gestão de negócios se renovam a cada dia, aumentando a necessidade de estudo constante.

Dessa forma, o profissional ganha recursos para inovar e gerar resultados realmente fora da curva. Afinal, a reciclagem de ideias traz diversas vantagens para a rotina de trabalho, como a capacidade de agregar novas formas de solucionar problemas.

Ficar de olho nas tendências também ajuda a aprimorar habilidades e executar tarefas com mais propriedade. Com isso, você se torna essencial para a equipe de trabalho, o que aumenta seu destaque e abre caminho para uma efetivação, promoção ou qualquer que seja seu objetivo profissional.

Agora que você já sabe como um MBA pode aumentar as chances de ser efetivado, considere a possibilidade de iniciar essa especialização! Com todas as vantagens que citamos sobre networking e desenvolvimento de competências, tomar essa decisão será um verdadeiro presente para a sua carreira. Quem sabe em breve você não esteja atuando em um cargo de gestão?

Gostou do post? Para saber mais sobre MBAs e especializações, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você a alavancar sua trajetória profissional!

 

REMOVER TODOS
COMPARE
0