Quem são e o que fazem os 8 melhores CEOs do mundo?

Os melhores Chief Executive Officers (CEOs) do mundo apresentaram excelente desempenho no lucro total dos acionistas — já ajustado por país e por setor — e na mudança no mercado de capitalização. Eles foram escolhidos pela Harvard Business Review a partir de uma média dos rankings analisados.

Dos 100 executivos selecionados, 29 têm MBA e 32 são graduados em engenharia. Para se tornar um deles, é preciso ter capacidade de compreender o mercado como um todo, e não apenas o negócio da companhia em que trabalha.

Ser um dos melhores CEOs do mundo requer visão ampla. É essencial pensar no futuro da organização de maneira estratégica, com planos de acordo com os acontecimentos do mundo, especialmente nas esferas política e econômica. Além disso, é necessário ter habilidades de liderança, gestão de negócios e comunicação.

Para isso, investir em educação em uma entidade de referência é um dos diferenciais. As boas instituições oferecem a prática de situações nas quais os alunos aprendem a desenvolver sua rede de contatos, adquirem conhecimento e treinam como liderar e se comunicar.

Conheça, a seguir, um pouco sobre a história de 8 desses CEOs de sucesso. Boa leitura!

1. Pablo Isla

Pablo Isla nasceu em Madri, tem 54 anos e foi nomeado CEO e vice-presidente do grupo Inditex em 2005. Desde 2011, é presidente da empresa. Estudou direito na Universidade Complutense de Madri e tornou-se advogado do Estado aos 24 anos.

Isla vem liderando a expansão mundial da Inditex desde sua chegada à empresa. Muitos consideram seu estilo de gestão como humilde: trabalha próximo aos funcionários e evita reuniões formais, o que mantém uma cultura empreendedora de empresa pequena.

2. Martin Sorrell

O executivo nasceu em Londres, tem 73 anos e é presidente do Grupo WPP. É formado em economia pela Universidade de Cambridge e fez MBA em Harvard.

No início da carreira, em 1975, juntou-se à Saatchi & Saatchi e foi diretor de finanças do grupo de 1977 a 1984. Sorrell ingressou na WPP em 1986 como diretor e tornou-se chefe-executivo do grupo no mesmo ano. Ele foi diretor da Arconic até março de 2017 e da Delta Topco Limited até janeiro de 2017.

Sorrell é fascinado por trabalho. Começa seu dia às 6 da manhã e não tem hora para terminar. Seu estilo de trabalho é duro e firme, mas ele é conhecido como um hábil conquistador.

3. Jensen Huang

Huang nasceu em 17 de fevereiro de 1963 em Taiwan, é bacharel em engenharia elétrica e mestre pela Universidade de Stanford. Ele é cofundador da Nvidia e, desde o início, atua como presidente e CEO da empresa.

Sob a presidência de Huang, a Nvidia tornou-se uma força dominante em placas para jogos de computador e se expandiu. Hoje, a companhia projeta chips para data centers e carros autônomos.

Huang é um líder de negócios experiente e visionário que não gosta de ser atado a um escritório: prefere se mudar de um local para outro de tempos em tempos.

4. Jacques Aschenbroich

Nascido em 3 de junho de 1954, na França, Jacques Aschenbroich graduou-se em engenharia na Escola Nacional Superior de Minas de Paris. Ocupou vários cargos na administração pública francesa e serviu no gabinete do primeiro-ministro de 1987 a 1988.

Desde 2016, é presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Valeo. É também presidente do Conselho de Administração da Escola Nacional Superior de Minas de Paris e integrante do Conselho de Administração da Veolia.

5. Bernard Arnault

Bernard Arnault também é francês e engenheiro. Aos 69 anos, é o atual presidente e diretor-executivo da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A., considerada a maior empresa de artigos de luxo do mundo.

Sua entrada no universo dos negócios aconteceu na Boussac. Em 1984, assumiu a presidência da direção-geral das empresas Financière Agache S.A. e Christian Dior S.A. Foi responsável por reorganizar o grupo Financière Agache.

Depois disso, lançou sua própria marca de alta-costura com o estilista Christian Lacroix, a Louis Vuitton. Arnault não parou por aí e também adquiriu as marcas Moët e Krug, de champanhes, e a casa Hennessy, de conhaques.

6. Martin Bouygues

Executivo francês nascido em abril de 1952, frequentou a Universidade de Paris. Ingressou no grupo Bouygues em 1974 como supervisor de obras. Em 1978, estabeleceu a Maison Bouygues, especializada na venda de casas por catálogo.

Em 1987, foi nomeado vice-presidente do Conselho de Administração da Bouygues. Dois anos depois, em 5 de setembro de 1989, Martin Bouygues assumiu o cargo de presidente e diretor-executivo da companhia.

7. Johan Thijs

Nascido em 1965, na Bélgica, Johan Thijs tem mestrado em matemática aplicada e em ciências atuariais pela KU Leuven. É o diretor-executivo do Grupo KBC, empresa do setor de serviços financeiros, à qual se juntou em 1988.

Thijs atuou como diretor-executivo da unidade belga de negócios da KBC Group NV e do KBC Bank NV de julho de 2009 a maio de 2012. Além disso, teve diversas funções na ABB Insurance.

8. Mark Parker

Mark Parker nasceu em Nova York e tem 62 anos. Em 1979, juntou-se à Nike como designer de calçados e, em 1987, tornou-se vice-presidente de divisão responsável pelo desenvolvimento. Foi vice-presidente corporativo em 1989, gerente-geral em 1993 e vice-presidente de calçados globais em 1998.

Antes de se tornar vice-presidente, atuou como copresidente da marca em 2001. Parker ainda participa do design de calçados, principalmente no projeto Nike HTM, e cria modelos de edição limitada.

Ele se comprometeu em garantir que a Nike permaneça ambientalmente consciente. Após 10 anos de trabalho, Parker e sua equipe lançaram o primeiro green shoe que adota os princípios da sustentabilidade. Além disso, ele é responsável por outras marcas da Nike, incluindo Converse Inc. e Hurley International.

Cada um desses diretores executivos tem sua história e forma de trabalhar, mas todos ajudaram suas empresas a obter números surpreendentes e os melhores desempenhos. Se você planeja fazer parte do time de melhores CEOs do mundo, inspire-se e prepare-se! A área pode ser extremamente gratificante e interessante.

Quer saber mais? Conheça também os 4 hábitos de Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates para aumentar a produtividade.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645