Que time ganha o jogo?

QUAL O TIME QUE “GANHA O JOGO”?
Eline Rasera
A Copa chegou! E uma coisa é certa: jogo só se ganha com time “vencedor” (e não é pleonasmo).
E como não falar de talentos, competências, times, resultados, desafios, liderança, neste momento tão importante e intenso para todos nós.
Um time vencedor já começa bem na sua formação – tem um líder que motiva, corrige, indica o caminho e permite que o outro percorra. Que ensina, mas não faz a lição. Que torce, vibra, comemora, chora e abraça a todos, sem distinção ou protecionismo.
Um líder sabe qual sua missão e tem como meta, não somente a busca por resultados, mas atingir o objetivo sem abrir mão de valores e posturas que fortalecem toda uma sociedade.
Também não necessita afirmar sua liderança, que surge em decorrência de suas atitudes; não precisa desqualificar ninguém ou mesmo humilhar para mostrar superioridade, ao contrário, reconhece as diferenças e tira o melhor  da equipe e, assim, desenvolve o potencial que há em cada um. Afinal, num time de futebol, cada jogador tem sua posição definida em função de seus talentos e competências.
Saber lidar bem com as diferenças, com as adversidades… e quantas adversidades! A pressão por resultados é constante e por belas jogadas também.
Um time se apresenta unido na razão e na emoção. Estão juntos para atingir um mesmo objetivo, e embora cada um tenha sua própria missão e expectativas na vida, na hora do jogo, todos estão focados na mesma meta. E se ajudam quando caem, reclamam quando erram, mas se abraçam a toda conquista. Reconhecem suas falhas e procuram, a todo momento, o desenvolvimento dos pontos fracos.
Treino…..treino e mais treino, até ficar perfeito.
E assim somos todos nós: sociedade, família, organizações, equipe de trabalho, time de futebol.
E somente juntos, respeitando as diferenças, apoiando os que necessitam, crescendo e desenvolvendo nossos melhores talentos, focando o mesmo objetivo, é que “marcamos gol”. Mas como time vencedor, antes mesmo de iniciar a partida.
E mesmo na final da Copa do Mundo no Brasil, com um campeão do mundo erguendo a taça, que sejamos todos nós, times vencedores!

 

Eline Rasera, psicóloga, coach e professora do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE Conveniada FGV.
Fonte: Panorama de Negócios

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645