Liderar

Coisas que acontecem quando um gestor não sabe liderar

O impacto que uma liderança causa na produtividade e na qualidade dos trabalhos realizados pela equipe é muito grande. Seja ele, um líder de primeira viagem ou um velho capitão, com anos de experiência na condução do barco como gestor.

Liderar uma equipe é atribuição complexa e vai requerer do gestor atenção especial em sete aspectos, que são essenciais para o sucesso na empreitada. A negligência gerencial nessas questões pode acarretar sérias consequências, pois todas elas afetam o comportamento dos liderados e o nível de comprometimento deles com a liderança.

Confira sete aspectos que não podem ser desprezados pelo gestor e suas respectivas consequências:

1. Objetivos: quando o gestor não estabelece, de forma clara, os objetivos para a equipe, ele gera confusão entre os liderados e pode comprometer o resultado final de toda empresa.

2. Valores: se ele, como líder, não considerar importante ter princípios éticos e repassar isso aos seus liderados, a consequência será corrupção e perda de valores, por parte da equipe.

3. Estratégia: quando o gestor não discute com a equipe e não estabelece a estratégia para alcançar os objetivos, ele gera difusão e acaba perdendo credibilidade, perante os seus liderados.

4. Recursos: quando o gestor não providencia os recursos necessários para as pessoas realizarem suas tarefas, ele gera a frustração da equipe.

5. Competência: quando o gestor não supre as necessidades de qualificação da equipe, as pessoas se esforçam mais do que o necessário e isso gera fadiga.

6. Motivação: quando a liderança não cria aliança com as pessoas, o que é essencial para gerar comprometimento e impulsionar ações, ela gera nas pessoas a apatia.

7. Feedback: a prática do feedback é essencial para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. A ausência de feedback gera dúvida.

FONTE: EXAME.COM.

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