Inteligência Emocional

Quando se trata de sucesso, nada é mais importante do que a paixão – Um dos maiores problemas dos estudantes universitários é que muitos deles não sabem o que querem fazer da vida. Uns realmente não sabem o que querem fazer, e outros são enganados a pensar que, para terem sucesso, eles precisam arrumar um trabalho estável que paga bem.

Jovens de 17-18 anos são obrigados a decidir como investir, potencialmente, milhares de reais em uma faculdade particular. Contudo, eles têm pouca ou nenhuma experiência de alocação de capital ou experiência pessoal de como investir uma quantia de dinheiro que, naquela fase da vida, é enorme. É um dos maiores problemas da sociedade atual, e persiste há anos.

O sucesso pode ser definido de várias maneiras, mas, pessoalmente, não acredito que uma delas seja o fato de ganhar dinheiro em uma área estável. A não ser que o seu sonho seja conseguir um trabalho estável com salário alto, não foque o seu tempo e energia nessa área.

Se eu pudesse dar um conselho para estudantes universitários, gostaria de incentivá-los a focar em algo com que eles se importam. Quanto mais você se importa com algo, mais você se esforça.

Da mesma forma, você esforça-se menos se o seu trabalho não lhe interessa. É difícil ter sucesso em algo com que você não se importa, e é provável que você tema cada dia de trabalho que tenha que enfrentar.

Se quiser ter sucesso, abrace a sua paixão. Foque no que importa e esqueça o resto.

As suas habilidades vão-se desenvolvendo — use-as

Talvez você não tenha percebido, mas você vem ganhando habilidades para alguns tipos de trabalhos desde a sua infância.

Pense no que diferenciou a sua infância da dos outros. Você passava muito tempo fora observando animais? Os seus pais preparavam refeições grandes e extravagantes enquanto os seus amigos comiam fast food? As diferenças sutis deixam marcas que podem ser a chave para o seu sucesso individual.

Alguém que cresceu observando animais como forma de diversão tem mais chances de tornar-se um zoólogo bem-sucedido. Tem a paixão desde a infância, e passou anos aprendendo sobre animais — mesmo que a finalidade explícita não tenha sido a zoologia.

Alguém que cresceu comendo ótima comida aprende truques de cozinha e pode até ter acesso a um acervo de receitas em casa. Crescer no meio de uma paixão pela cozinha facilita assumir o papel de chefe de cozinha mais tarde.

Você pode até descobrir que a sua verdadeira paixão não tem quase nada a ver com as coisas que você já fez. Se for o caso, você pode aplicar as suas habilidades na área da sua escolha e traçar o seu próprio caminho. É isto que fazem os empresários, e é assim que novas empresas continuam perturbando o mercado.

Todos têm traços únicos, e esses traços precisam ser explorados. Afastar os seus interesses e investir energia em algo pelo qual você não sente paixão é uma perda de tempo, energia e talento.

A paixão é mais importante do que a prática

Na escola, devia ter alguma matéria em que você não se dava bem independentemente de quanto você se esforçava. Você pode estudar a noite inteira, praticar e mergulhar-se em algo, mas se não sentir paixão, não estará aproveitando a prática.

Nessa mesma matéria, devia ter um estudante que parecia tirar sempre a nota máxima sem estudar. Provavelmente, ele prestava atenção durante toda a aula, e ainda procurava discutir o conteúdo no seu tempo livre.

É isso que é paixão.

Quando você não pratica a sua paixão, você está competindo com pessoas que realmente sentem paixão pelo que fazem. É difícil superar alguém que desfruta da área em que atua.

Aspirantes a empresário precisam seguir esse conselho. Se ter sucesso já é um desafio em um trabalho normal, o empreendedorismo requer tempo e esforço adicionais. Concorrer com pessoas que sentem paixão pelo que fazem é um esforço em vão.

O desejo de alcançar a sua paixão através do esforço é uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Você tem a paixão fundamental necessária para fazer o seu negócio funcionar, e quando os outros se cansam no processo, a sua paixão alimentará a sua motivação.

Se você ama algo, se esforçará por isso

As pessoas tendem a esforçar-se mais por algo que lhes é importante. Por isso, você esforça-se mais quando está trabalhando pela sua paixão comparado com qualquer outro objetivo.

O empreendedorismo requer muito trabalho e dedicação — portanto, a motivação adicional faz uma grande diferença. O sucesso de uma empresa sempre se deve ao trabalho árduo, mas esse trabalho não parecerá tão árduo se for por algo que é importante para você.

O mesmo aplica-se a qualquer área. Se você ama o seu trabalho, você se destacará. Se você se importa com o seu curso universitário, você será um dos melhores estudantes da sua turma.

Se você não estiver reconhecendo a sua paixão no que faz, talvez não seja a sua paixão, ou talvez haja algo com que você se importa ainda mais. A paixão nem sempre corresponde perfeitamente a um curso universitário ou uma posição de trabalho, mas existem sempre maneiras de aplicá-la nas atividades profissionais.

Você tem as ferramentas para o sucesso. Você pode não saber ainda qual é a sua área, mas você tem uma vantagem competitiva. Só precisa descobrir essa vantagem e desenvolvê-la. Aplique os seus talentos na sua área preferida ou avance seguindo a sua paixão. Assim, poderá ser um dos melhores da sua área e amar tudo o que faz. É isso que é sucesso.

Este artigo foi escrito por Jordan French da CIO e foi legalmente licenciado pela rede de editoras NewsCred.

Fonte: Content Loop