Qual Papel Do Ceo Na Governanca Corporativa Da Sua Empresa.jpeg

O CEO, também chamado de executivo-chefe, é o líder e o responsável pelo sucesso, inovação e conquistas globais da organização. Alguns deles também integram o Conselho de Administração da corporação na qual atuam ou de outras companhias. Esse profissional é indispensável para a consolidação da governança corporativa, pois é ele quem determina as normas que compõem a estrutura do negócio.

Tendo em vista a importância desse tema na atualidade, vamos expor neste artigo a definição de governança corporativa e o papel do CEO em sua empresa. Além disso, você conhecerá quais são as principais características e as qualificações necessárias para que um indivíduo ocupe esse cargo de extrema responsabilidade.

Ter esse conhecimento é fundamental para que você consiga aprimorar seu negócio e gerar resultados cada vez mais satisfatórios, mantendo sua entidade consolidada no mercado. Ficou interessado? Então continue lendo este post e confira!

O que é governança corporativa?

É impossível conseguir manter um negócio de pé por muito tempo quando não existem normas bem definidas para padronizar os processos existentes. Por isso, a governança corporativa é fundamental para que uma entidade consiga se difundir e se consolidar, seja qual for seu segmento.

Basicamente, ela pode ser definida como as regras que existem nos processos de uma organização — e o CEO é um dos responsáveis por estruturá-la. Várias pequenas normas vão dando sentido às rotinas da corporação, aumentando a agilidade, a clareza e a autonomia dos processos do negócio, independentemente do seu tamanho.

Dessa forma, a cultura organizacional torna-se mais sólida, uma vez que existem normas alinhadas para cada tarefa. Isso também faz com que as pessoas não se sintam perdidas e cometam menos equívocos nas tomadas de decisões.

Ser capaz de definir sem demora as tarefas simples e também as mais complexas do dia a dia significa aprimorar os processos administrativos da organização. Essa prática tem aplicação nas tomadas de decisões estratégicas, que são grandes responsáveis pelo sucesso e pelo posicionamento da empresa no mercado.

Em outras palavras, podemos dizer que a governança corporativa é quem coloca ordem nas entidades. Sendo assim, ela é essencial para garantir a confiança e a credibilidade dos negócios, além de contribuir (e muito) com a padronização dos processos, melhorando diversos aspectos da corporação.

Qual é o papel do CEO na governança corporativa?

Um dos papéis que esse profissional pode assumir na governança corporativa é o de presidente do Conselho de Administração. Esse órgão faz avaliações de desempenho do CEO e também de outros executivos de alto nível. Dessa maneira, é possível identificar se eles estão prestando um bom serviço e, a partir das informações coletadas, realizar a demissão ou a contratação dos mesmos. Como parte desse conselho, o CEO pode opinar sobre o direcionamento da organização.

O CEO também é responsável pela aprovação de relatórios anuais. Esses documentos geram o demonstrativo público das situações financeiras da companhia e o CEO redige uma mensagem pessoal que os acompanha. O conteúdo da mensagem se baseia no resumo de todo o relatório e também expõe as expectativas do executivo-chefe em relação ao futuro do negócio com base nos resultados apresentados.

Outra atribuição desse profissional é se comunicar com outros executivos de alto nível a fim de melhorar sua capacidade de tomar decisões importantes para o desenvolvimento da corporação. O CEO pode ajudar no recrutamento desses executivos. No entanto, embora receba muitas informações e opiniões externas, cabe a ele tomar a decisão final.

Além disso, é importante que o executivo-chefe indique de forma clara e precisa os aspectos que o levaram a chegar a uma determinada decisão. Para isso, ele pode conduzir reuniões e apresentações na organização. Afinal, é por meio de uma comunicação eficiente que os equívocos são reduzidos e a confiança do público interno se renova em relação ao futuro da empresa.

O que é necessário para ser um CEO de qualidade?

Por se tratar de um cargo muito importante, é preciso ter diversas qualidades para executar um bom trabalho. Primeiramente, é fundamental que o executivo-chefe tenha um conhecimento sistêmico da organização, comparecendo a reuniões e conferências com outros executivos para negociar, trocar informações e estabelecer um bom networking. Dessa maneira, o CEO estará conquistando bons aliados para os negócios.

Além disso, essas práticas podem ser úteis para conseguir informações a respeito das novidades no mercado de trabalho e também sobre os próximos eventos, bem como fornecer pistas sobre ameaças e oportunidades para a corporação — tomar conhecimento de uma nova linha de produtos e serviços dos concorrentes, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil para o CEO se organizar e traçar as melhores estratégias para atingir as demandas do mercado e permanecer competitivo.

Outra característica de um CEO de qualidade é ter um conhecimento amplo sobre temas organizacionais para conseguir tomar decisões nos mais diversos setores e áreas. Para atuar nesse cargo, ele precisa ter um Master in Business Administration (MBA) e cerca de 10 anos de experiência — preferencialmente na mesma instituição. Isso porque a base acadêmica aliada a uma boa bagagem é de suma importância para a excelência de sua atuação profissional.

A seguir, confira algumas tarefas que competem ao CEO:

  • determinar a abertura do capital da entidade ao público interno e externo;
  • avaliar quantos colaboradores deve contratar ou demitir;
  • decidir se deve ou não realizar uma fusão com outras organizações e quais corporações deve adquirir;
  • certificar-se de que as políticas do negócio sejam comunicadas de forma clara às pessoas corretas via e-mail, newsletter ou memorando.

Tenha sempre em mente que contar com um bom executivo-chefe, ou seja, que tenha foco nos resultados e consiga transmitir segurança nas informações, é um fator determinante para manter sua empresa competitiva no mercado. Isso porque ele estará sempre atento às oportunidades e ameaças que rodeiam a organização, buscando os melhores resultados e criando estratégias inovadoras para se destacar perante os seus concorrentes.

Neste artigo, você aprendeu como o CEO é importante e decisivo para aprimorar a governança corporativa, pois possui uma visão sistêmica e criativa. Agora, conheça 9 dicas para líderes empreendedores e amplie seus conhecimentos.

REMOVER TODOS
COMPARE
0