Qual é o impacto da inteligência emocional no trabalho?

Ter autocontrole, empatia e conseguir enfrentar situações de pressão sem se abater são essenciais para quem quer crescer na carreira. Contudo, essas habilidades não são ensinadas na escola. É preciso desenvolver a inteligência emocional — competência cada vez mais valorizada no ambiente corporativo.

É claro que os conhecimentos técnicos e boas experiências são fatores que vão fazer o profissional se destacar no mercado de trabalho, mas só isso não basta! Ter um bom relacionamento com a equipe, saber lidar com feedbacks negativos e até com momentos de crise pode ser decisivo, por exemplo, para a conquista de um cargo mais alto.

Quer entender melhor qual é o impacto da inteligência emocional no trabalho? Confira nosso post!

Melhora os relacionamentos interpessoais

Para que uma empresa alcance bons resultados, é imprescindível ter harmonia no clima organizacional. Todavia, sabemos como os relacionamentos interpessoais podem ser difíceis no mundo corporativo por conta de disputas de posição, intrigas e outros problemas.

O profissional com inteligência emocional conhece suas reações diante de diferentes circunstâncias, o que permite exercer o autocontrole mesmo nas situações mais delicadas com outros colegas.

Ele desenvolve também a empatia, ou seja, consegue se colocar no lugar do outro, resultando em um convívio saudável na empresa. Além disso, possibilita trabalhar com pessoas de diferentes temperamentos e formações.

Ajuda a ter autoconfiança

A inteligência emocional pode ajudar você a conhecer suas potencialidades, o que permite escolher os melhores caminhos para traçar uma carreira de sucesso. Isso é possível porque você desenvolve a autoconfiança e sabe do que é capaz e até onde pode chegar.

Sabe aquela insegurança em demonstrar para seu superior que quer ser promovido? A inteligência emocional pode justamente trazer confiança para esse momento, já que você saberá listar seus pontos fortes e mostrará como pode fazer a diferença na empresa ocupando um cargo maior.

Traz eficácia no trabalho em grupo

Quem tem inteligência emocional consegue trabalhar muito bem em grupo, já que entende a importância da participação de cada um da equipe para o sucesso de um projeto.

É uma competência que faz com que o profissional esteja aberto para ouvir opiniões divergentes, conseguindo chegar a um consenso com mais facilidade.

Outro ponto importante é que quem usa a inteligência emocional no trabalho sabe como se comunicar com os membros da equipe, conseguindo expor suas ideias de forma clara. Entende também a importância de dar e receber feedbacks — apontando as falhas que podem ser corrigidas para que o negócio consiga bons resultados.

Colabora na tomada de decisões

Saber controlar as emoções — permitindo que você pense de modo estratégico, analise todos os fatores envolvidos e ouça diferentes pontos de vista antes de tomar uma decisão — é fundamental no ambiente corporativo.

É uma maneira de o gestor não agir por impulso, o que poderia comprometer os rumos do negócio.

Permite enxergar as críticas como oportunidades

Por mais que o profissional seja extremamente capacitado para sua função, ele está sujeito a falhas. No entanto, muita gente fica desestabilizada ao receber um feedback negativo de outro colega ou de algum superior.

Já quem sabe utilizar a inteligência emocional no trabalho passa a ver as críticas com outros olhos — entende que se trata de uma oportunidade de aprendizado, ou seja, de algo que é possível de ser melhorado.

E, caso a pessoa não concorde com o feedback recebido, sabe como argumentar, justificando de forma consistente por que o trabalho foi feito daquela maneira.

Facilita a liderança

Quem busca ser um bom líder deve desenvolver a inteligência emocional para saber conduzir melhor os seus colaboradores. Conhecer e gerenciar as próprias emoções e entender o comportamento do outro vai permitir:

  • reconhecer as potencialidades da equipe;
  • reter talentos;
  • ter uma comunicação mais efetiva;
  • delegar tarefas;
  • dar feedbacks construtivos;
  • motivar os colaboradores.

Traz flexibilidade na conduta profissional

Além disso, ter essa habilidade desenvolvida vai permitir, ainda, que o profissional seja flexível, ou seja, esteja disposto a trabalhar com novas tecnologias, produtos ou ainda com pessoas diferentes — sempre buscando dar o seu melhor.

Permite também saber como lidar com imprevistos ou mudanças de rumos em um projeto, por exemplo.

Evita o burnout

A cobrança por resultados, prazos apertados e outras situações estressantes no ambiente de trabalho podem levar à síndrome de burnout — um esgotamento físico e mental que traz sérios problemas de saúde e leva ao afastamento do trabalho.

Ao desenvolver a inteligência emocional, você passa a se conhecer melhor e entender seu comportamento e emoções diante das mais variadas situações. Assim, pode antever cenários e até se afastar de momentos de maior estresse, que poderiam fazer você perder o controle.

Além disso, essa habilidade permite que você não tome decisões por impulso, saiba como trabalhar em meio à tensão sem se abater e consiga ver o lado positivo das situações — mesmo quando a conjuntura é bastante desfavorável.

Com a inteligência emocional, você consegue também separar vida pessoal e profissional, ou seja, não leva os problemas do escritório para casa. Pelo contrário: aproveita o descanso para relaxar a mente e se preparar para o próximo dia de trabalho.

Ajuda no aperfeiçoamento profissional

A inteligência emocional permite desenvolver o autoconhecimento: uma reflexão que o profissional faz de suas potencialidades e também de suas dificuldades. Ter ciência do que você deve aprimorar para melhorar profissionalmente, com certeza, vai ajudá-lo a elaborar um plano de carreira bem estruturado.

Isso acontece porque fica mais fácil identificar os cursos que vão trazer aperfeiçoamento para sua área de atuação — seja de idiomas, um intercâmbio ou ainda uma pós-graduação (especialização ou MBA). Você pode identificar também que precisa fazer um curso voltado para o seu desenvolvimento pessoal, o que vai ajudar em seu crescimento.

A inteligência emocional tem bastante impacto no ambiente corporativo, e desenvolver essa habilidade pode ser determinante para que você alcance seus objetivos profissionais. Não é algo fácil, mas deve ser um exercício diário para que você aprenda a equilibrar razão e emoção em seu dia a dia de trabalho.

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