fbpx
Quais Sao Os Melhores Programas De Educacao Executiva No Brasil.jpeg

A educação é essencial para a formação de qualquer profissional. Mas muitas pessoas acreditam que, depois de inseridas no mercado de trabalho, continuar estudando não é algo que se aplica a elas. Esse pensamento é equivocado, pois, para se manter atualizado, aperfeiçoar habilidades e adquirir novas, o caminho é investir na educação executiva.

De modo geral, a educação executiva é um programa direcionado para os profissionais em cargos de liderança, ou para aqueles que pretendem um dia chegar a essa posição. Nele, há o foco em ampliar as habilidades de orientação e gerenciamento, entre outras que dependem da escolha que você fizer e das habilidades que deseja desenvolver ou aprimorar.

No post de hoje, mostraremos 4 vantagens que a educação executiva pode trazer para sua vida profissional, assim como os 4 melhores programas existentes no Brasil. Confira!

As vantagens da educação executiva

Aprimorar as capacidades de liderança

Ter o espírito de liderança é essencial caso você queira ocupar um cargo alto na empresa. É preciso saber lidar com uma equipe e ser capaz de motivá-la a continuar com as tarefas e projetos mais desafiadores.

Para os que já estão em cargos de liderança, é possível aprender a sair do senso comum e a fortalecer ainda mais seu perfil como líder. E no dia a dia da empresa, os líderes conseguirão desenvolver técnicas para aprimorarem sua visão estratégica, sua capacidade de negociação, assim como saberão avaliar os pontos fortes e fracos da gestão e aplicar qual o melhor método para resolver a situação.

Desenvolver o networking

Ampliar seu networking é essencial para crescer profissionalmente, e manter sua rede ativa é importante para garantir boas oportunidades.

Em um curso de educação executiva, você certamente fará contatos relevantes, o que é excelente para se manter atualizado com os assuntos da área e também para crescer dentro e fora da empresa.

Portanto, deixe a timidez de lado e não hesite em se apresentar e trocar cartões de visita, pois isso já pode ser o suficiente para aumentar a sua rede de contatos.

Diversificar as possibilidades

Ter uma grande rede de contatos ativa abre muitas portas para você — e a educação executiva faz o mesmo. Isso é um diferencial exclusivamente seu, que pode fazer com que você receba aquela promoção de cargo que tanto deseja ou até mesmo receba um convite para projetos mais importantes para a empresa.

Saber trabalhar sob pressão, ser mais comunicativo com seus colaboradores e entregar resultados excelentes são apenas alguns dos itens trabalhados na educação executiva, o que garantirá que você se torne um gestor eficiente.

Destacar a carreira

A educação executiva ressalta você como profissional no mercado de trabalho, mostrando que está sempre em busca de novas e melhores oportunidades e práticas organizacionais. A empresa acaba crescendo junto com você, já que instituições que se aliam à educação executiva melhoram seus processos corporativos.

Como você percebeu, investir em educação executiva traz muitas vantagens para sua carreira e, consequentemente, para a empresa na qual você trabalha. Com ela, os líderes passam a ser inovadores e eficazes, destacando-se de forma positiva — e essa mudança ocorre em um curto prazo, o que é excelente para mercados que estão sempre se atualizando e mudando.

Se você se interessou pela educação executiva e quer começar a investir nela, é essencial conhecer os programas existentes no Brasil. A seguir vamos mostrar quais são os 4 melhores programas de educação executiva para que você escolha o melhor, de acordo com o que você busca. Acompanhe a lista!

Os melhores programas de educação executiva no país

MBA

A sigla vem da expressão em inglês Master in Business Administration, e é um curso voltado para administradores e gestores, com o objetivo de aprimorarem os seus conhecimentos administrativos e obterem novas visões globais do ramo empresarial.

A programação é focada em debater situações reais da área de gestão e, atualmente, existem MBAs com temas específicos, como saúde ou agronegócio. Portanto, é importante conhecer a grade curricular para escolher o melhor curso para você.

O MBA é direcionado, especialmente, para aqueles que já tem experiência na carreira e estão ascendendo dentro da empresa. Alguns MBAs até exigem um tempo mínimo de 3 anos de atuação no mercado.

Mestrado e doutorado

Já o mestrado é um curso para quem quer dominar um assunto específico dentro de uma linha de pesquisa. Para receber o título de mestre, o aluno produz uma dissertação sobre o tema escolhido e a defende no final do curso.

Ele é mais procurado por quem quer ser pesquisador ou professor, porém, aqueles que querem ampliar seus conhecimentos para se dar melhor no mercado de trabalho também procuram cursar um mestrado.

Já o doutorado é feito após a conclusão do mestrado, e, nele, o aluno deve produzir uma tese, provando alguma ideia que contribua para a área de conhecimento escolhida. O doutorado é o grau mais alto que existe no Brasil.

Especialização

A especialização é destinada para os que — como o nome sugere — querem se especializar em determinada área, seja ela relacionada à primeira graduação ou não. Esse tipo de curso é mais procurado por profissionais que estão em uma nova área e querem adquirir novos conhecimentos, ou também por profissionais que gostam de mais de uma área e querem se especializar para aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Pós-graduação

O termo já engloba todos os cursos mencionados acima, feitos após a conclusão do ensino superior. A pós-graduação é classificada em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

O lato sensu corresponde aos cursos voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional. Tanto o MBA quanto a especialização são cursos lato sensu.

Já os cursos stricto sensu são voltados para a pesquisa de teorias da área escolhida pelo aluno. Sendo assim, são mais indicados para os que querem seguir carreira acadêmica como professor. Tanto o mestrado quanto o doutorado são exemplos desse modelo.

Agora que você já conhece os 4 melhores programas de educação executiva no Brasil, será mais fácil para você escolher aquele que é mais adequado ao seu perfil e ao que você procura. Antes disso, que tal conhecer 8 motivos que provam que vale a pena investir em um MBA?

REMOVER TODOS
COMPARE
0