Quais Sao As Principais Diferencas Entre Uma Posgraduacao E Um Mba.jpeg

Quem está em busca de maior qualificação profissional e busca uma forma de enriquecer o currículo precisa, primeiramente, entender as diferenças entre pós e MBA. Fora as suas particularidades, ambos os cursos formam um profissional mais especializado e competitivo no mercado de trabalho, auxiliam na manutenção da carreira e possibilitam que as oportunidades futuras sejam mais bem aproveitadas.

Com a atual situação política, precisamos nos preparar para aposentadorias cada vez mais tardias e, consequentemente, carreiras mais longas. O mercado, por sua vez, sofre atualizações constantes e o fluxo de informação é cada vez mais rápido. Sendo assim, é preciso apresentar-se como um profissional capacitado e capaz de suprir as necessidades da empresa.

Apenas a graduação não é mais o único curso necessário para se ter um bom currículo — é preciso se especializar para ter um diferencial. Se você tem dúvidas sobre qual é o melhor curso para atingir seus objetivos profissionais, continue atento ao nosso artigo para obter mais informações.

Pós-graduação

As pós-graduações são cursos com carga horária mínima de 360h/aula e duração que varia entre 1 a 4 anos — dependendo da grade de distribuição das disciplinas. As aulas, geralmente, se concentram em alguns dias da semana, podendo ocorrer também aos sábados.

Além de melhorar o currículo, a pós-graduação permite que você se aprofunde em temas vistos durante a faculdade, tornando-o um profissional mais capacitado para o mercado de trabalho.

É importante estar atento à existência de duas modalidades de pós-graduação: a stricto sensu e a lato sensu. Cada uma apresenta peculiaridades que definiremos a seguir.

Modalidade stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu abrange o mestrado (que pode ser profissional ou acadêmico) e o doutorado. O termo deriva do latim e significa “em sentido restrito”, pois se destina à formação de profissionais que trabalharão com desenvolvimento tecnológico no mercado de trabalho, pesquisa científica ou docência — principalmente no meio acadêmico.

O mestrado profissional visa formar profissionais mais competitivos no mercado de trabalho e elevar a produtividade das empresas. Para isso, os docentes devem proporcionar informações atualizadas e ter conhecimento técnico para aplicar metodologias orientadas para o campo de atuação profissional.

Ao final do curso, o aluno deve apresentar um trabalho que esteja vinculado a problemas reais da sua área de operação. Esse trabalho não apresenta formato específico.

O mestrado acadêmico, por sua vez, tem objetivo essencialmente científico e visa formar pesquisadores e professores capazes de atuar em diferentes níveis de ensino, principalmente no superior. Esse tipo de curso aprofunda o conhecimento e forma um profissional mais especializado em uma determinada área. O mestrado acadêmico não exclui a possibilidade de atuação em empresas.

Durante todo o curso, o aluno desenvolve um projeto de pesquisa e, para se formar, precisa apresentar a dissertação para uma banca avaliadora. É importante que esse projeto gere algum tipo de contribuição à comunidade científica.

As duas modalidades de mestrado possuem duração média de 2 anos e o aluno se forma com o título de mestre.

Por fim, o doutorado é um curso posterior ao mestrado, para aqueles que querem ou precisam aumentar a titulação e se aprofundar ainda mais em algum tema. Em geral, o curso é mais longo — cerca de 4 anos —  e o aluno pode desenvolver melhor sua dissertação de mestrado, acrescentando e refinando as informações, ou trabalhar em uma nova pesquisa.

Ao final do doutorado, o aluno precisa apresentar sua tese e, ao se formar, recebe o título de doutor.

Modalidade lato sensu

A pós-graduação lato sensu é também conhecida como especialização. O termo “lato sensu” provém do latim e significa “em sentido amplo”, ou seja, é um tipo de pós menos restrita a um contexto acadêmico, como ocorre com as pós-graduações stricto sensu.

A especialização é um tipo de formação com foco na qualificação técnica e profissional, ideal para quem busca uma formação que seja aplicada diretamente ao contexto de mercado de trabalho. Ela também qualifica o estudante para o exercício profissional em uma área específica.

Diferente da pós stricto sensu — que é oferecida apenas na modalidade presencial —, a lato sensu pode ocorrer de forma semipresencial ou a distância. E esse é o tipo de pós que facilita a adaptação em um novo cargo dentro da empresa, a ascensão na carreira ou a mudança de área.

Além da especialização, o MBA é a outra pós-graduação lato sensu existente. Ambos possuem o mesmo peso acadêmico, porém, são para perfis diferentes.

MBA

O Master in Business Administration — ou “Mestre em Negócios e Administração”, em tradução literal — não tem equivalência ao mestrado, mas sim à especialização. É um curso que visa especialmente o aperfeiçoamento na área de negócios e gestão empresarial.

O MBA é ideal para quem tem perfil de liderança ou para gestores que já tenham a carreira consolidada. Profissionais já graduados, com experiência mínima de 2 anos de mercado e que estejam em busca de ascensão profissional podem optar por esse tipo de especialização.

O curso desenvolve habilidades de liderança organizacional e forma executivos que são capazes de atuar como gestores na empresa. Algumas escolas possibilitam que o aluno curse módulos internacionais como parte do programa MBA, o que é muito interessante, pois agrega à certificação o título internacional.

Os cursos de MBA, em geral, possuem carga horária acima de 400 horas. Além disso, para se formar, é necessário entregar uma monografia ao final do curso, geralmente sem a necessidade da sua defesa diante de uma banca. O aluno recebe o título de especialista ao completar o curso.

Além das titulações e da possibilidade de se destacar e ser promovido, todos esses cursos permitem que você desenvolva sua rede de networking, permitindo a troca de conhecimento, informações e indicações.

Agora que você já entendeu as diferenças entre pós e MBA, fica mais fácil decidir qual é o melhor curso para você. Não deixe de buscar uma instituição de excelência, reconhecida e que seja capaz de impulsionar sua carreira ao sucesso.

Você pode conhecer um pouco mais sobre os nossos cursos no site da IBE Conveniada FGV. Se ainda restarem dúvidas, entre em contato conosco!

REMOVER TODOS
COMPARE
0