Tipicamente, os brasileiros tendem misturar assuntos da vida pessoal com a rotina profissional e vice-versa. Muitas vezes, isso pode tornar-se um problema para a empresa, quem tem um funcionário resolvendo problemas pessoais durante o expediente, ou para a família, que tem o ente querido sempre trabalhando nos momentos de descontração.

Mas qual é o limite? Como lidar com a vida Profissional Vs Pessoal?
As empresas devem se assegurar da conduta que deseja de seus funcionários antes da contratação, pré-estabelecendo seus valores e códigos de conduta.
Por vezes, a empresa permite que o colaborador tenha flexibilidade para resolver determinados assuntos pessoais durante o expediente.
Porém, nem todas funcionam assim, e tal comportamento pode afetar o rendimento pessoal ou mesmo da equipe que depende do cumprimento das atividades.
Essa cultura, entretanto, parece estar enraizada na maioria dos profissionais que, muitas vezes, não aceitam questionamentos quanto às frequentes saídas ou faltas.
Em artigo publicado pelo jornal Valor Econômico, o professor e coordenador do mestrado executivo em gestão empresarial da FGV, Marco Tulio Zanini, responde à pegunta: Profissional Vs Pessoal: afinal, você deve buscar saber por que um colaborador falta?