Profissionais usam táticas empresariais para se antecipar ao mercado

Profissionais usam táticas empresariais para se antecipar ao mercado – Gerir a própria carreira como
se fosse uma empresa -e passar a monitorar o mercado e os concorrentes- pode ser uma boa estratégia
para um profissional se destacar no mercado de trabalho.

A tática é baseada na “inteligência competitiva”, metodologia adotada pelas organizações na qual
são coletadas informações públicas, como demonstrações financeiras e tendências de mercado, que ajudam
na tomada de decisões
, como por exemplo a de lançar um produto.

Para o profissional, o primeiro passo é simples: ele pode fazer uma lista das suas prioridades.
“Basta colocar as oportunidades e os possíveis problemas, como uma nova tecnologia ou a automação
de parte das suas funções, e os seus pontos fortes e suas fraquezas”, ensina Alfredo Passos,
especialista em inteligência empresarial.

Assim, fica mais fácil a pessoa se comparar com seus pares e observar se e quando vale investir
em algum outro idioma, em um curso livre ou em um mestrado profissional.

Essa análise é chamada de Matriz Fofa (veja abaixo), acrônimo para “forças, oportunidades,
fraquezas e ameaças”, e é uma das mais usadas nas empresas.

A especialista em marketing Carolline Volpato, 21, criou um plano de guerra parecido com a Fofa
ao largar a faculdade e começar a investir, mesmo sem qualificação formal, em sua nova área.

“Por pressão da família, fui estudar química. Mas, ao ver uma palestra sobre marketing, decidi
que era hora de correr atrás da minha vocação. Procurei o palestrante, pedi para acompanhá-lo
por uma semana e logo depois ele me deu uma oportunidade.

Para aprender mais rápido as habilidades necessárias na nova função, Volpato faz planilhas nas
quais lista contatos-chave do setor, cursos e eventos setoriais, com prazo para completar as
atividades.

“Às vezes, procuro ‘coordenador de marketing’ no LinkedIn e confiro a trajetória de quem já
está onde quero chegar. Abordo alguns para pedir conselhos”, diz.

Essa busca nas redes ajuda Volpato a descobrir como melhorar sua formação.

Para Dimitriu Bezerra, especialista em RH da Votorantim, o profissional não pode esperar que
a empresa lhe ofereça subsídios para melhorar a qualificação.

“As organizações incentivam essa busca, mas cada um deve saber como melhorar. Essa iniciativa
é levada em conta na hora de promover alguém, diz Bezerra.

Falta essa disposição para quem já tem alguma experiência, mas ainda não chegou a cargo de
gestão, segundo Raphael Falcão, diretor da consultoria de RH Hays.

“Essas pessoas entraram no mercado em um período de pleno emprego, por isso não veem como a
competição aumentou nos últimos anos.”

A advogada Daniella Corsi veio da área tributária. Antes de virar coordenadora, estudou direito
previdenciário, cível, criminal e ambiental. Objetivo: ser diretora jurídica.

“De seis em seis meses planejo o que preciso fazer para me manter competitiva, e acompanho novidades
do direito, como a ética empresarial, que está em alta”, diz.

Mas vale ter cuidado ao abraçar novas tendências para não seguir a multidão sem critério, aponta
Edmarson Mota, professor de desenvolvimento humano da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Isso porque há áreas da moda que acabam saturadas com a alta oferta de profissionais. Um exemplo
é a análise de grandes lotes de dados (big data), que anos atrás era a promessa do mercado.

“Não adianta só seguir os outros, mas tentar identificar o que vem por aí antes da maioria”,
afirma Mota.

Para criar uma vantagem sobre a concorrência, avaliar a própria evolução pode ser mais vantajoso do que
competir com os outros.

“A pessoa deve se comparar consigo mesma um ano atrás. Se não houve melhora, não significa que está
estável, mas que piorou”, diz Eugênio Mussak, consultor de RH e professor da FIA (Fundação
Instituto de Administração).

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de S. Paulo

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645