Profissionais que são mães têm mais facilidade a serem multifuncionais

Profissionais que são mães têm mais facilidade a serem multifuncionais

Formação, preparação e especialização aliados à capacidade de gerenciar diversas situações ao mesmo tempo é a chave para cargos de liderança

Há tempos, o dilema da mãe do século XXI deixou de ser a escolha entre cuidar dos filhos ou da carreira e passou a ser como conciliar vida pessoal e profissional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) famílias chefiadas por mulheres são 37,3% do total no Brasil, número que se deve a uma mudança de valores relativos ao papel da mulher na sociedade e a fatores como o ingresso maciço no mercado de trabalho e o aumento da escolaridade em nível superior, combinados com a redução da fecundidade.

O dia da consultora executiva de vendas, Ana França, por exemplo, começa às 06 da manhã na correria. Durante a manhã tem que se dividir entre negociações, vendas e atendimento no trabalho. A hora do almoço passa voando enquanto tem que se alimentar e buscar o filho na escola para retornar ao trabalho o restante da tarde. Após o expediente, Ana tem uma hora para se preparar para o curso de bacharel em direito. O reencontro com o filho só acontece após o fim das aulas, por volta das 22h30, quando ela retorna ao lar. Depois de passar um tempo com o pequeno e colocá-lo para dormir, a consultora executiva tem um tempo para relaxar, revisar matérias do seu curso e após a 00h30 finalmente vai dormir, para recomeçar tudo de novo.

A rotina de Ana não é diferente de muitas mães que se desdobram entre casa, carreira, estudos e família e tem como objetivo conquistar cargos de alto escalão. “Administrar a casa, educar meu filho, estudar, conquistar meu espaço no mercado de trabalho, ser uma boa companhia para o namorado e ainda ter que agradar meu espelho, não é fácil. A mulher de hoje, não vive mais à espera dos acontecimentos, ela faz tudo acontecer, conforme seu horário, e mesmo assim há o risco de alguma coisa sair errada e o cronograma desandar”, diz ela.

Essas mães ganham pontos na corrida para um cargo de liderança, quando o assunto é ser multitarefa. Segundo o professor e especialista em vendas e marketing dos cursos de MBA da FGV, Leandro Garcia, a responsabilidade para cargos de liderança é grande e a necessidade de ser multitarefas é cada vez mais requisitada pelas companhias. “A multifuncionalidade não só é uma vantagem, mas uma meta que as empresas têm perseguido. O profissional deve ter muito mais do que só o desenvolvimento de tarefas e funções pertinentes ao cargo, mas, principalmente, a capacidade de apreender novos conhecimentos e estar preparado para oferecer soluções aos diversos problemas enfrentados pela organização” explica o professor.

Fica claro que mulheres que administram seu tempo entre vida profissional e pessoal têm mais facilidade a serem multifuncionais. No entanto, é de extrema importância manter-se atualizado e, mais ainda, seguir com os estudos, nem que seja através de cursos online ou à distância.

“Hoje, através do ensino à distância, é possível conseguir uma qualificação profissional de qualidade sem ter que se deslocar para o local das aulas, proporcionando a essas mães empreendedoras um melhor aproveitamento do tempo”, diz Heliomar Quaresma, Presidente da IBE Conveniada FGV.

Para a professora de Gestão de Pessoas da IBE Conveniada FGV, Rita Ritz, as mulheres estão chegando a postos de liderança e mostrando que são capazes de liderar com competência técnica e também comportamental. “Isto porque alguns fatores necessários ao exercício de uma boa liderança lhe são bastante familiares, tais como, compartilhamento, disponibilidade para ouvir e empatia, características tão comuns no universo feminino e que podem ser considerados como vantagem nesta hora”, diz a especialista.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645