Profissionais que saibam gerenciar o tempo estão em alta no mercado
Com falta de contratações, empregado com essa característica acaba tendo destaque na empresa
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“O que acabamos detectando é que falta gerenciamento de tempo para organização das atribuições com ferramentas simples, rápidas e com retorno imediato e não contratação de mais pessoal, medida com mais custo para a empresa”, destaca.
Com experiência à frente da SM Consultoria, Treinamento e Palestras, Sergio Miorin desenvolveu uma metodologia para detectar as reais necessidades da organização. Segundo ele, os gestores e dirigentes costumam relatar diversas prováveis razões pelas quais a empresa não atinge objetivo. As mais frequentes são falta de recurso financeiros, ferramentas inadequadas, mão de obra não especializada ou até uma política de Recursos Humanos mal elaborada.
No entanto, a maior parte das reclamações é com relação à falta de profissionais no quadro para dar conta da demanda diária de atividades. A grande sacada, neste cenário, é descobrir se na verdade estão faltando pessoas ou se o problema é gerenciamento do tempo.
Dicas
Tudo começa com uma boa autogestão e disciplina. Saber definir o que é realmente importante, que tarefas consomem mais tempo, executar uma tarefa de cada vez, além de definir a sequência certa das tarefas a desempenhar são bons pontos de partida. Para tomar a decisão acertada, todavia, em relação à tarefa, investimento, projeto ou qualquer outro aspecto, esses profissionais precisam antes de tudo identificar o que é importante, circunstancial ou urgente.
“Quando conseguimos diagnosticar o que é importante, circunstancial ou urgente, conseguimos priorizar as nossas ações. Também conseguimos não deixar o importante virar urgente, que é o que mais acontece nos negócios e nas nossas vidas tratando de assuntos particulares”, ressalta o professor.
A dica de ouro na gestão do tempo é delegar tarefas. “É preciso um exercício diário para aperfeiçoar essa espécie de sistema de gerenciamento. Assim, ainda cabem algumas perguntas. A quem você pode delegar? O que irá delegar? Quanto você delegará? Quais as necessidades de aprendizagem e supervisão de quem está recebendo a tarefa? Como motivar os colaboradores a fazer a tarefa?”, aponta.