Profissionais com boa comunicação se destacam no ambiente corporativo

 

Competência é determinante para sucesso na carreira e é vista como essencial aos olhos dos gestores

 

A boa comunicação é fundamental em qualquer tipo de relacionamento e, nas relações profissionais, não poderia ser diferente. Por isso, segundo os especialistas, na Era da Informação, para o sucesso profissional é imprescindível saber se comunicar.

 

Para a especialista na área de Recursos Humanos e diretora da Business Partners Consulting Interior São Paulo Viviane Gonzalez, em um mercado altamente dinâmico, competitivo e voraz, o profissional que sabe se comunicar é muito mais valioso para a empresa.

 

“A boa comunicação já nem é pré-requisito básico hoje em dia, mas uma competência fundamental para se destacar no mercado e alavancar a carreira”, afirma.

 

Segundo ela, incrivelmente, a maioria dos problemas corporativos é proveniente de falhas na comunicação. “Eles afetam todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoas. Não dá mais para ser por um lado extremamente técnico e, por outro, tão humano assim. Atualmente, os tipos de negócios e relacionamentos do ambiente corporativo exigem um profissional que agregue essas duas habilidades, mas que, via-de-regra, saiba como falar e se fazer entender”, avalia.

 

De acordo com Viviane, a comunicação é fundamental não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para o exercício da liderança. “Se alguém deseja galgar posições, conquistar respeito e alcançar resultados, precisa, antes de tudo, saber se comunicar”, pontua.

 

Comunicação: dom ou preparação?

 

De acordo com o professor e especialista em comunicação e oratória da IBE Conveniada FGV, Leandro Garcia, saber se comunicar está longe de falar muito ou discursar em público. No ambiente de trabalho, a prática significa transmitir uma ideia de forma clara e objetiva, ou seja, prolixidade, complexidade e tempo em excesso não são vistos com bons olhos.

 

“Longe de ser apenas um dom nato, a qualidade pode ser aprimorada com treinamento e qualificação. É comum encontrar alguém que era tímido e hoje se dá muito bem em apresentações e até lidera equipes. Esses profissionais estão se destacando no mercado porque reconheceram a necessidade e desenvolveram a competência”, explica.

 

Segundo o professor, a situação é tão complicada que as empresas têm investido cada vez mais em cursos de preparação, técnicas de apresentação, oratória e até mesmo teatro para desenvolver as habilidades nos profissionais. “Comunicar-se bem é um dom raro, mas a necessidade existe em todos os ambientes. Não adianta ter uma boa ideia ou um ótimo produto se você não souber falar sobre ele”, diz.

 

Discursos e apresentações em frente ao espelho são bem vindos, mas, segundo o especialista, a melhor técnica para desenvolver a habilidade é a prática. “Se a pessoa percebe que tem essa dificuldade, ela deve enfrenta-la. Não será fácil, mas ela só ficará livre desse medo se encará-lo. De início, um exercício importante é colocar uma câmera e gravar a apresentação. Após isso, assista ao vídeo e pontue onde você errou e o que precisa ser feito para melhorar. Treine incessantemente e a evolução será gradativa”, orienta.

 

reduzido

 

Algumas dicas são fundamentais

 

Perca a timidez

Treine incessantemente

Grave suas apresentações discursos em uma câmera e faça análises do vídeo

Tenha amplo domínio do assunto

Crie uma linha de raciocínio com início, meio e fim

Tenha em mente o que você quer com a apresentação e deixe isso claro para a pessoa

Não seja prolixo, seja objetivo

Não tome muito tempo

REMOVER TODOS
COMPARE
0