EDUCAÇÃO

Professora explica como liderar e motivar jovens

Jovens de hoje estão mais preocupados com a realização profissional

05/05/2014 | – Atualizado em 18/05/2014 – 10h12 Vinícius Braghetto Agostini

Foto: Divulgação

Rosa Perrella é especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes

Rosa Perrella é especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes
O mercado de trabalho atualmente encontra-se repleto de opções de carreira no qual o estudante universitário pode escolher que curso deseja seguir, seja por influência da remuneração ou pela satisfação pessoal.
Porém uma pesquisa publicada na revista “Profissional & Negócios, feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) com jovens de 15 à 26 anos, trouxe uma novidade.
A pergunta para os jovens era a seguinte: “Para você, o que significa ser feliz no trabalho?” O resultado da pesquisa revelou que o valor da remuneração oferecida pelo empregador já não é mais o fator relevante, comprovando a teoria de que novos valores estão começando a definir os rumos do mercado de trabalho.

A “satisfação pessoal com o seu desempenho” foi a alternativa mais votada, demostrando que o trabalho aparece como uma ideia de auto-realização, sendo o aspecto econômico fruto dos resultados e da consequência da performance profissional.
Isso elucida que os jovens, atualmente, apresentam perfis desafiadores desempenhando papéis de líderes, mostrando-se capazes e competentes para uma determinada função.

Para Rosa Perrella, consultora em gestão de pessoas, coach organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós e MBA na IBE-FVG, é preciso liderar e manter esta geração motivada dando autonomia e acompanhando o processo, fazendo gestão por competências e valores, mostrando os “porquês”, as responsabilidades e os impactos do seu trabalho.

Os jovens de hoje são otimistas, dinâmicos, agitados e desenvolvem tarefas múltiplas, então é importante fornecer feedback constantemente para que eles sintam-se motivados. A liderança precisa conhecer bem a equipe e participar ativamente de todo o processo de seleção, desde a descrição do perfil do candidato.

Rosa exemplifica nas aulas em que leciona liderança e gestão de pessoas para a turma de MBA e Pós Graduação, que é sugerido para a área de Gestão de Pessoas das empresas a treinarem suas equipes de líderes de acordo com suas necessidades, pois muitas ainda são treinadas em grupos, abordando assuntos que nem todos precisam mais aprender.

  
Fonte: http://www.rac.com.br/_conteudo/2014/05/especiais/educacao/176004-professora-explica-como-liderar-e-motivar-jovens.html
REMOVER TODOS
COMPARE
0