EDUCAÇÃO
Professora explica como liderar e motivar jovens
Jovens de hoje estão mais preocupados com a realização profissional
Porém uma pesquisa publicada na revista “Profissional & Negócios, feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) com jovens de 15 à 26 anos, trouxe uma novidade.
A “satisfação pessoal com o seu desempenho” foi a alternativa mais votada, demostrando que o trabalho aparece como uma ideia de auto-realização, sendo o aspecto econômico fruto dos resultados e da consequência da performance profissional.
Isso elucida que os jovens, atualmente, apresentam perfis desafiadores desempenhando papéis de líderes, mostrando-se capazes e competentes para uma determinada função.
Para Rosa Perrella, consultora em gestão de pessoas, coach organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós e MBA na IBE-FVG, é preciso liderar e manter esta geração motivada dando autonomia e acompanhando o processo, fazendo gestão por competências e valores, mostrando os “porquês”, as responsabilidades e os impactos do seu trabalho.
Rosa exemplifica nas aulas em que leciona liderança e gestão de pessoas para a turma de MBA e Pós Graduação, que é sugerido para a área de Gestão de Pessoas das empresas a treinarem suas equipes de líderes de acordo com suas necessidades, pois muitas ainda são treinadas em grupos, abordando assuntos que nem todos precisam mais aprender.